fbpx
12.7 C
Conselheiro Lafaiete
terça-feira, 13 abril 2021
Início Cultura Viva Lafaiete: poeta reverência o Dia das Violas de Queluz

Viva Lafaiete: poeta reverência o Dia das Violas de Queluz

Hoje, 29 de março, é comemorado o Dia Municipal da Viola de Queluz, nosso único bem imaterial tombado pelo Patrimônio Histórico. Foi neste dia, em 1881 que a viola foi tocada pelo nativo José de Souza Salgado para o imperador do Brasil Dom Pedro II, quando este visitou Queluz de Minas.

Dom Pedro, desde então, é considerado o primeiro grande divulgador de célebre instrumento que alcançou fama mundial. Durante anos a mitologia das Violas de Queluz vem nos iluminando. Patrimônio maior de Conselheiro Lafaiete, terra de múltiplas artes, ao entrarmos fundo na pesquisa e publicação do Livro Viola de Queluz – Família Souza Salgado, de Valter Braga de Souza, nós da Lesma Editores nos surpreendemos com a fama nacional e internacional de tão ilustre instrumento.

Neste dia 29 de novembro, nossos parabéns as famílias Salgados e Meirelles por ter nos dado de herança esta relíquia. Violeiros, seresteiros, cantadores e poetas do Brasil, saudai entre nós o limiar da erudição. Uma viola é uma vida, um pássaro a cantar, uma árvore a viver na eternidade. Deus conosco.

Texto de Osmir Camilo Gomes

Mais lidas

Tudo fechado: região regride a onda roxa e só comércios essenciais funcionam a partir de sábado (13)

Medida restritiva vale por 15 dias Terminou agora há pouco a reunião reunião virtual entre prefeitos e secretários...

21 após desaparecimento, idoso é encontrado enterrado perto de sua casa

Após de 21 dias de dor, angústia e sofrimento, foi localizado nesta manhã (6), por volta das 10:30, o corpo do...

Jovem é morta a pauladas e choca Capela Nova

O corpo de uma adolescente de 17 anos foi encontrado na manhã desta quarta feira, (20), próximo a comunidade do Melo, na...

Lafaiete e região recuam a onda vermelha e somente comércios essenciais podem funcionar

O cenário de pandemia exige cautela extra durante as celebrações de Natal. É este o alerta que o Governo de Minas faz à...