Via 040 inicia recuperação do trecho na BR 040 na Barreira

96
Rodovia 040 na Barreira está sendo recapeada

A concessionária Via 040 iniciou na semana passada a recuperação do trecho da BR 040 que atravessa a região da Barreira, em Conselheiro Lafaiete. A empreiteira Ápia Engenharia executa a obra e parte da pista já foi recapeada. Em toda a extensão da rodovia entre Lafaiete e Itabirito, o trecho vem sendo recuperado desde julho. Os quase 50 quilômetros de pista estão entre os que requerem melhorias imediatas. As obras preveem uma série de intervenções incluindo limpeza, instalação de sinalização, pintura e colocação de tachas reflexivas. A previsão é de que a recuperação de todo o trecho entre Itabirito e Conselheiro Lafaiete seja concluída até o final de outubro. Na Barreira a recuperação deve ser concluída em menos de 10 dias.
A Via 040 concluiu também a revitalização do viaduto do Bairro São Dimas, entre Congonhas e Conselheiro Lafaiete. Outros viadutos, pontes e passagens inferiores serão reformados em um trabalho que está previsto para ser concluído até dezembro. As pontes sobre os rios Maranhão e Paraopeba, os viadutos Telésforo Candido de Rezende e de acesso a Congonhas, assim como o que dá acesso a Conselheiro Lafaiete, são outras construções que serão recuperadas.
A partir de outubro, a Via 040 oferecerá uma série de serviços aos motoristas e passageiros de Conselheiro Lafaiete e região. Eles passarão a contar com socorro mecânico (guinchos leves e pesados) e atendimento médico de emergência. A rodovia contará também com a presença de inspetores de tráfego prontos para colaborar sempre que necessário. Também será disponibilizado sistema de combate a incêndio e apreensão de animais na pista. Os postos de atendimento ao usuário oferecerão acolhimento nas 21 bases instaladas ao longo de todo o trecho sob concessão. Os motoristas terão à disposição banheiros e fraldário, além de poderem esclarecer dúvidas, enviar sugestões e críticas por meio de canais de comunicação como o atendimento telefônico com ligação gratuita e site. Todos os serviços estarão disponíveis ao longo do trecho sob concessão durante 24 horas, sete dias por semana.

Pedágios
Também estão em construção os dois postos de pedágio na BR 040. Um em Lafaiete, próximo a Fazenda dos Macacos, e outro em Correia de Almeida, no km 714, em Barbacena. Também está previsto a construção de outra praça de pedágio em Itabirito.