Gerdau está próxima de licenciamento na Serra da Moeda e suas nascentes no caminho da mineração

Novo empreendimento da Gerdau entre Itabirito e Moeda está em vias de receber licenciamento ambiental

A Gerdau pretende iniciar um novo empreendimento minerário na área do Monumento, que é uma unidade de conservação de proteção integral localizada entre os municípios de Itabirito e Moeda. O processo de aprovação já se iniciou, sem que a população impactada, direta e indiretamente, tenha conhecimento palpável sobre o tema e seus impactos ambientais.

Hoje e amanhã acontecem duas importantes reuniões que podem definir o futuro do Monumento.

Reuniões de subcomitê de bacia e de Conselho consultivo do Monumento Natural da Serra da Moeda são oportunidade para população se inteirar e agir.

Um verdadeiro santuário de nascentes e reservas de água potável está no caminho de um possível novo empreendimento minerário: o Monumento Natural da Serra da Moeda.

A Gerdau pretende iniciar um novo empreendimento minerário na área do Monumento, que é uma unidade de conservação de proteção integral localizada entre os municípios de Itabirito e Moeda. Ele faz parte do Mosaico do Quadrilátero Ferrífero  e juntamente com a  Estação Ecológica de Arêdes , protege localmente importantes mananciais de abastecimento não só de Itabirito e Moeda, como também de boa parte da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

 Monitore

Os trâmites para aprovação do novo empreendimento já se iniciaram, sem que a totalidade da população impactada, direta e indiretamente, tenha conhecimento palpável sobre o que se pretende fazer ali e sobre as medidas de controle dos impactos ambientais.

Terça-feira 

Por isso, para tratar de questões referentes às dúvidas e questionamentos por parte da sociedade civil foi convocada uma reunião extraordinária do Subcomitê da Bacia Hidrográfica do Rio Itabirito. Ela contará com uma apresentação por parte da Gerdau e será realizada hoje (terça-feira, 26/03), na Igreja São Judas Tadeu, localizada na BR-040, KM 588 – Ribeirão do Eixo – Itabirito/ Minas Gerais, com início às 19 horas.

Quarta-feira

Além disso, no dia seguinte (quarta feira, 27/03), haverá reunião do Conselho Consultivo do Monumento Natural da Serra da Moeda, onde serão discutidos aspectos relevantes sobre o licenciamento da Gerdau na região que afetam diretamente a região do corredor ecológico de ligação entre o Monumento Natural da Serra da Moeda e Estação Ecológica de Arêdes.

 

 

 

 

Reprodução: blog.leia

Saiba quais são, participe, convoque as pessoas interessadas e compartilhe: http://bit.ly/2V3s5rm

Facebooktwittergoogle_plusFacebooktwittergoogle_plus

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *