fbpx
15.1 C
Conselheiro Lafaiete
sexta-feira, 27 novembro 2020
Início Nacional Setor de mineração vê forte crescimento no terceiro trimestre de 2020

Setor de mineração vê forte crescimento no terceiro trimestre de 2020

A alta nos preços das commodities, a crescente demanda da China, os efeitos positivos do câmbio estrangeiro e uma retomada dos investimentos ajudaram a impulsionar o setor de mineração no Brasil no terceiro trimestre de 2020, segundo relatório do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM).

A receita total da indústria totalizou £ 6,8 bilhões de julho a setembro, enquanto a produção atingiu 288Mt, acima dos 212Mt do segundo trimestre, e mesmo acima dos 281Mt produzidos durante o mesmo período de 2019, acrescenta o relatório, apontando que isso indicava um aumento perspectivas para o resto do ano.

O relatório acrescenta que no ano até setembro, as vendas atingiram £ 17 bilhões, abaixo dos £ 20,75 bilhões no mesmo período de 2019. O minério de ferro respondeu por 63 por cento das receitas do terceiro trimestre (£ 4,33 bilhões), seguido pelo ouro (13 por cento) , cobre (seis por cento), calcário dolomítico (três por cento), bauxita (dois por cento) e fosfato (um por cento), afirma o relatório do IBRAM.

No terceiro trimestre de 2020, o maior aumento nas receitas em comparação com o segundo trimestre foi em calcário dolomítico (+54 por cento), seguido por minério de ferro (+37 por cento), ouro (+ 22 por cento), fosfato (+22 por cento) e cobre (+6 por cento). As receitas de bauxita caíram 17%.

No que diz respeito às exportações e importações, a balança comercial de mineração do Brasil atingiu um superávit de £ 7 bilhões, o que equivale a 45,5% do superávit comercial total do país no período. De acordo com o IBRAM, as exportações de minério de ferro totalizaram £ 8 bilhões (108Mt) no trimestre e as importações de mineração foram de £ 989,1 milhões (9,3Mt).

Cerca de £ 28,1 bilhões em investimentos de mineração são esperados para 2020-2024. Desse total, espera-se que o minério de ferro responda por 40% e a bauxita por 22%, afirma a associação, acrescentando que os investimentos em minerais usados ​​na fabricação de fertilizantes chegarão a 17% do capex total e os investimentos em projetos de cobre, 5,4%.

O IBRAM informou ainda que de janeiro a agosto o setor de mineração e mineração gerou quase 3 mil empregos diretos, totalizando quase 180 mil postos, com crescimento mensal registrado a partir de maio.

As perspectivas para os próximos meses também são positivas.

“A perspectiva para os próximos trimestres é de manutenção da curva de alta nesses indicadores, desde que, claro, a pandemia ou outros fatores não interfiram no desempenho industrial do Brasil e dos mercados compradores de minério”, afirma Flávio Penido, presidente do IBRAM , no relatório.

De acordo com Penido, o recente lançamento oficial do programa de mineração e desenvolvimento do governo federal é um passo positivo para atrair investimentos de longo prazo, pois estabelece metas para o planejamento e implantação de projetos de mineração sustentáveis. 

Penido afirma que o desenvolvimento e a expansão da indústria de mineração no Brasil nos próximos anos “ocorrerão de forma responsável e sustentável” com indicadores cada vez mais positivos em termos de sustentabilidade, segurança operacional e relacionamento com as comunidades, entre outros fatores.(Ó PETRÓLEO)

Mais lidas

Tragédia: mulher morre atropelada por ônibus empreiteira da Gerdau

Uma tragédia ocorrida na noite deste sábado (21). Eram por volta das 11:30 horas, quando uma mulher, de 37 anos, Rosemeire...

Tragédia: jovem é encontrado morto com corpo em decomposição

Noite de sexta-feira (20), por volta de 20:00 horas, as equipes de bombeiros de São João del-rei foram acionadas a comparecer...

Lafaiete registra grave acidente entre carreta e locomotiva

Uma carreta e locomotiva da MRS se envolveram em um acidente agora há pouco em Gagé travando o trânsito na localidade.Ainda não...

Defesa Civil faz comunicado.

A Defesa Civil de Conselheiro Lafaiete informa que em conjunto com a SecretariaMunicipal de Obras, fará intervenção estrutural em uma ponte situada...