fbpx
23 C
Conselheiro Lafaiete
sexta-feira, 22 janeiro 2021
Início Economia Saiba como pagar seu financiamento habitacional usando saldo do FGTS pelo celular

Saiba como pagar seu financiamento habitacional usando saldo do FGTS pelo celular

Ciente pode solicitar a amortização do saldo devedor dos financiamentos habitacionais quantas vezes quiser usando as contas do fundo de garantia.

O aplicativo “Habitação Caixa” está cheio de utilidades, uma delas é a possibilidade de usar o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para amortização, ou pagamento de dívida, do financiamento habitacional feito na Caixa Econômica Federal.

Caso tenha saldo suficiente na conta do FGTS, o cliente pode quitar totalmente o débito ou reduzir o saldo devedor, ou seja, pagar só uma parte do financiamento. Além de estar disponível no app Habitação Caixa (sistemas Android e iOS) o serviço também pode ser acessado no site do banco.

A amortização também está disponível por telefone, o atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. Basta entrar em contato pelos números:

  • 3004-1105 – capitais e regiões metropolitanas
  • 0800-726-0505  – demais cidades (digitar a opção 7)

De acordo com a Caixa, o cliente pode solicitar a amortização do saldo devedor dos financiamentos habitacionais quantas vezes quiser. Porém, é necessário esperar pelo menos dois anos para repetir a operação no mesmo financiamento.

No caso de um casal que tenha assinado o financiamento habitacional, a contagem de tempo é separada para o titular e o coobrigado do contrato. Coobrigado é aquele que assumiu uma obrigação juntamente com uma outra pessoa, mas não é o titular do empréstimo.

Dessa forma, se o titular utilizou seu FGTS para reduzir o valor das parcelas há menos de dois anos, o coobrigado pode usar também o saldo de suas contas no fundo para nova amortização ou liquidação, ou seja, o coobrigado tem a possibidade de contribuir com seu FGTS também.

Pagamento de outros tipos de financiamento

Além do financiamento pelo Sistema Financeiro da Habitação (SFG), FGTS pode ser usado para amortizar o débito de autofinanciamentos com as cooperativas habitacionais e o Sistema de Consórcio (SCONS) e em programas governamentais destinados à moradia própria do trabalhador seja em âmbito municipal, estadual ou federal.

Consulte seu saldo do FGTS

Importante destacar que para usar o FGTS na amortização de financiementos, a pessoa deve ter saldo disponível no fundo. Consulte o saldo das suas contas (ativas e inativas) pelo aplicativo FGTS ou pela página da Caixa.

Se for acessar pelo site da Caixa, informe o número do seu CPF, do NIS ou o e-mail cadastrado e, em seguida, a senha. Caso nunca tenha acessado a página, o trabalhador pode cadastrar uma senha, mas precisa informar o número do título de eleitor. Se já tiver acessado, porém não lembra mais da senha, peça uma nova.(EDITALCONCURSOS)

Mais lidas

21 após desaparecimento, idoso é encontrado enterrado perto de sua casa

Após de 21 dias de dor, angústia e sofrimento, foi localizado nesta manhã (6), por volta das 10:30, o corpo do...

Lafaiete e região recuam a onda vermelha e somente comércios essenciais podem funcionar

O cenário de pandemia exige cautela extra durante as celebrações de Natal. É este o alerta que o Governo de Minas faz à...

Jovem é morta a pauladas e choca Capela Nova

O corpo de uma adolescente de 17 anos foi encontrado na manhã desta quarta feira, (20), próximo a comunidade do Melo, na...

Tragédia: mulher morre atropelada por ônibus empreiteira da Gerdau

Uma tragédia ocorrida na noite deste sábado (21). Eram por volta das 11:30 horas, quando uma mulher, de 37 anos, Rosemeire...