Roda de conversa reúne mulheres em Miguel Burnier

36
Roda de Conversa_Miguel Burnier_1
Roda de Conversa Miguel Burnier

Iniciativa realizada pela Gerdau oferece atividades e orientações às moradoras do distrito

A cada quinze dias, cerca de 20 mulheres de Miguel Burnier, distrito de Ouro Preto, têm um encontro marcado na Estação Ferroviária da localidade. A iniciativa, promovida pela Gerdau, por meio do Programa Gerdau Germinar, busca promover a autoconfiança e elevar a autoestima das moradoras. Elas participam de palestra, dinâmicas e também têm a oportunidade de aprender a confeccionar peças artesanais, o que pode representar uma renda extra para a família.

Ao longo do primeiro semestre, foram realizados 10 encontros, entre março e junho. Profissionais e especialistas conversaram com as mulheres sobre diferentes temas, entre eles saúde da família, dependência química e autoconhecimento, com o objetivo de instrui-las e orientá-las.

Algumas reuniões foram dedicadas às oficinas de artesanato. As participantes produziram peças inspiradas em datas comemorativas, como Páscoa e Dia das Mães. A expectativa é que as mulheres aprendam o ofício e se dediquem à comercialização dos produtos. No final do ano, será realizada uma feira, em que as participantes poderão expor as peças para comunidade.

 

SOBRE O PROGRAMA GERDAU GERMINAR

 

Realizado em conjunto pelas áreas de Responsabilidade Social e Meio Ambiente da empresa, o Programa Gerdau Germinar é uma iniciativa voltada para a prática da educação e conservação ambiental e reforça o compromisso da Empresa com o desenvolvimento sustentável das regiões em que atua. Desde o ano de lançamento do programa, em 1990, mais de

250 mil pessoas foram beneficiadas pelas ações do projeto. Além de cursos para educadores, a iniciativa oferece ainda oportunidades de visitas técnicas, eventos, palestras, oficinas e projetos socioambientais nas escolas, abrangendo alunos e professores das redes de ensino da região de Ouro Branco.

 

O Programa dispõe de um centro de educação ambiental – o Biocentro Gerdau Germinar – com 48 hectares de área preservada e estrutura adequada para atendimento aos visitantes. Conta ainda com a Praça dos Biomas, na qual os visitantes podem conhecer de perto a representação de alguns dos mais importantes ecossistemas brasileiros: Cerrado, Campos Rupestres, Mata Atlântica, Restinga, Caatinga e Campos de Altitude. O Biocentro também atende colaboradores da Gerdau com ações para motivar a atuação responsável em todos os ambientes, como oficinas, reuniões e treinamentos no Sistema de Gestão Ambiental.