fbpx
12.7 C
Conselheiro Lafaiete
terça-feira, 13 abril 2021
Início Comunidade Quase 10 mil lojas foram extintas em MG em 2020

Quase 10 mil lojas foram extintas em MG em 2020

Quase 10 mil estabelecimentos do comércio varejista fecharam as portas de vez em Minas Gerais no ano passado, conforme levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

O Estado foi o segundo que mais extinguiu lojas no País em decorrência da pandemia de Covid-19 em 2020, cujo saldo entre aberturas e fechamentos de negócios com vínculos empregatícios no setor, ficou negativo em 75,2 mil unidades.
Esta foi a maior retração na quantidade de estabelecimentos com estas características desde 2016, quando 105,3 mil lojas foram encerradas em todo o País, época em que o setor ainda sofria os efeitos da maior recessão da história brasileira recente.

No caso de Minas, o número de 2020 (9,55 mil) também apenas perde para o mesmo período, quando entre 12 mil e 13 mil estabelecimentos foram encerrados.

“Por mais que o setor tenha conseguido virar o jogo no segundo semestre, não foi suficiente para
Leia mais: Quase 10 mil lojas foram extintas em MG em 2020 – Diário do Comércio

O levantamento da CNC também indicou que nenhum segmento apresentou expansão no número de estabelecimentos comerciais no exercício anterior. O ramo de vestuário, calçados e acessórios foi o que mais sofreu, com 22,29 mil unidades a menos, seguido por hiper, super e minimercados (fechamento de 14,38 mil) e lojas de utilidades domésticas e eletroeletrônicos (13,31 mil e menos). “O estrago foi grande e muito disseminado”, resumiu.

Para Bentes, o comércio varejista brasileiro enfrentou, em 2020, um
Leia mais: Quase 10 mil lojas foram extintas em MG em 2020 – Diário do Comércio

“Por incrível que pareça, o cenário foi menos sombrio do que se observava no terceiro trimestre do ano, por exemplo. Mas daí em diante começou uma reabertura gradual e o comércio começou a deslanchar, também muito puxado pelas vendas eletrônicas, que foram a saída de emergência do setor para essa crise tão severa”, avaliou.

Em relação a 2021, o economista alertou que a situação de Minas Gerais é preocupante, assim como do restante do País, que vive o pior momento da pandemia.

Mais lidas

Tudo fechado: região regride a onda roxa e só comércios essenciais funcionam a partir de sábado (13)

Medida restritiva vale por 15 dias Terminou agora há pouco a reunião reunião virtual entre prefeitos e secretários...

21 após desaparecimento, idoso é encontrado enterrado perto de sua casa

Após de 21 dias de dor, angústia e sofrimento, foi localizado nesta manhã (6), por volta das 10:30, o corpo do...

Jovem é morta a pauladas e choca Capela Nova

O corpo de uma adolescente de 17 anos foi encontrado na manhã desta quarta feira, (20), próximo a comunidade do Melo, na...

Lafaiete e região recuam a onda vermelha e somente comércios essenciais podem funcionar

O cenário de pandemia exige cautela extra durante as celebrações de Natal. É este o alerta que o Governo de Minas faz à...