fbpx
22 C
Conselheiro Lafaiete
domingo, 24 janeiro 2021
Início Regional Pró-reitor da UFSJ morre por complicações da Covid-19

Pró-reitor da UFSJ morre por complicações da Covid-19

Faleceu na manhã desta quinta-feira (12) o professor Stênio Nunes Alves, que também ocupava o cargo de pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da Universidade Federal de São João Del Rei, em decorrência das complicações de Covid-19.

Em uma nota de despedida e luto oficial de três dias, a comunidade acadêmica da UFSJ lamentou o falecimento. “O choque, a dor e a profunda tristeza que a notícia traz a toda a comunidade acadêmica da Universidade Federal de São João Del Rei só encontram amparo nas palavras sagradas, na fé que nosso colega professava, seja por palavras, atos e ações, como vários de nós pudemos comprovar ao longo de um intenso ou de um breve período de convivência com ele “.

Bacharel em Parasitologia, licenciado em Ciências Biológicas pela UFMG, mestre e doutor em Entomologia pela Universidade Federal de Viçosa e Universidade Federal de Minas Gerais, respectivamente.

Com história de longa data na Universidade Federal de São João Del Rei, seu último cargo foi de pró-reitor de pesquisa e pós-graduação (Prope) da Instituição. Stênio deixou um grande legado em sua passagem, onde foi professor associado III, no Campus Centro-Oeste Dona Lindu (CCO), em Divinópolis/MG. Em 2008, começou sua participação em várias instâncias da gestão acadêmica, de ensino, pesquisa e de extensão. 

Também foi membro da Câmara de Iniciação Científica da UFSJ e, por dois mandatos, membro da Câmara de Gestão do CCO. Além disso, sua experiência inclui a vice coordenação do Programa de Pós-graduação Multicêntrico em Bioquímica e Biologia Molecular – onde orientou mestrado e doutorado, desenvolvendo projetos relacionados à toxicidade de produtos químicos e bioativos contra mosquitos. 

Continuando sua passagem pela Universidade, o professor atuou nas áreas de Desenvolvimento Tecnológico, desenvolvendo produtos para o ensino: promoveu o uso didático dos meios de educação e ações sobre as mídias e realizou a promoção à saúde, trabalhoando a educação dentro de temáticas ligadas à parasitologia e a vetores de doenças. Também exerceu mandatos como membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSJ.

COVID-19 EM SÃO JOÃO DEL REI

No informe epidemiológico da Covid-19 de São João Del Rei, publicado na quarta-feira (11), foi registrado um aumento no número de mortes registradas na cidade em decorrência da doença. Agora são 853 casos testados positivos, nos quais 813 já estão recuperados. Além disso, 19 pacientes estão em isolamento aguardando a liberação na unidade de saúde, 01 óbito está em investigação e outros 21 óbitos foram confirmados. (BRBACENA ONLINE)

Mais lidas

21 após desaparecimento, idoso é encontrado enterrado perto de sua casa

Após de 21 dias de dor, angústia e sofrimento, foi localizado nesta manhã (6), por volta das 10:30, o corpo do...

Lafaiete e região recuam a onda vermelha e somente comércios essenciais podem funcionar

O cenário de pandemia exige cautela extra durante as celebrações de Natal. É este o alerta que o Governo de Minas faz à...

Jovem é morta a pauladas e choca Capela Nova

O corpo de uma adolescente de 17 anos foi encontrado na manhã desta quarta feira, (20), próximo a comunidade do Melo, na...

Tragédia: mulher morre atropelada por ônibus empreiteira da Gerdau

Uma tragédia ocorrida na noite deste sábado (21). Eram por volta das 11:30 horas, quando uma mulher, de 37 anos, Rosemeire...