fbpx
16 C
Conselheiro Lafaiete
segunda-feira, 12 abril 2021
Início Nacional Papa nomeia padre como bispo auxiliar da arquidiocese de Salvador

Papa nomeia padre como bispo auxiliar da arquidiocese de Salvador

Foi nomeado pelo Papa Francisco, na manhã desta quarta-feira (4), como titular de Giufi e auxiliar na arquidiocese de São Salvador (BA), o padre Valter Magno de Carvalho. O atual bispo já atuou como Pároco na Basílica de São José Operário, em Barbacena. Também exerceu a função de reitor do Seminário Maior São José e diretor da Escola Diaconal São Lourenço, ambos da arquidiocese de Mariana (MG).

VIDA E TRAJETÓRIA – Nascido em 22 de fevereiro de 1973, em Capela Nova (MG), Padre Valter é filho de Antônio Evangelista de Carvalho e Ester Luzia de Carvalho.

Em 1989, iniciou sua trajetória no seminário menor Nossa Senhora da Assunção, localizado na cidade de Mariana (MG). Interessou-se por filosofia e teologia, realizando então os cursos no seminário maior São José, nos anos de 1991 a 1992 e de 1993 a 1996, respectivamente. Valter também possui especialização em Formação de Presbíteros Diocesanos, finalizado pelo Instituto São Tomás de Aquino, em Belo Horizonte (MG) no ano de 2015 e também é bacharel em Teologia pelo Centro de Ensino Superior, de Juiz de Fora (MG).

Em 19 de Outubro de 1996, o padre foi ordenado diácono em Mariana (MG) e em 23 de Agosto de 1997, sacerdote no distrito de Palmital dos Carvalhos (município de Senhora dos Remédios).

Em Barbacena, Padre Valter foi diretor da Comunidade do Propedêutico nos anos de 1997 a 1999 e assessor arquidiocesano da Pastoral Familiar, de 1997 a 1999. Além disso, também foi coordenador do curso de Teologia para leigos (CETE) nos anos de 2000 a 2001 e vigário episcopal na arquidiocese de Mariana (MG).

Foi membro na arquidiocese de Mariana (MG), nos seguintes organismos: conselho arquidiocesano de assuntos econômicos, conselho arquidiocesano de pastoral, conselho curador da Fundação Marianense de Educação, conselho de formadores do Seminário Maior São José, conselho presbiteral, colégio dos consultores, diretoria da Escola Diaconal São Lourenço e conselho curador da Fundação Cultural e Educacional da arquidiocese de Mariana.

(BARBACENA ONLINE)

Mais lidas

Tudo fechado: região regride a onda roxa e só comércios essenciais funcionam a partir de sábado (13)

Medida restritiva vale por 15 dias Terminou agora há pouco a reunião reunião virtual entre prefeitos e secretários...

21 após desaparecimento, idoso é encontrado enterrado perto de sua casa

Após de 21 dias de dor, angústia e sofrimento, foi localizado nesta manhã (6), por volta das 10:30, o corpo do...

Jovem é morta a pauladas e choca Capela Nova

O corpo de uma adolescente de 17 anos foi encontrado na manhã desta quarta feira, (20), próximo a comunidade do Melo, na...

Lafaiete e região recuam a onda vermelha e somente comércios essenciais podem funcionar

O cenário de pandemia exige cautela extra durante as celebrações de Natal. É este o alerta que o Governo de Minas faz à...