fbpx
15.1 C
Conselheiro Lafaiete
quinta-feira, 25 fevereiro 2021
Início Nacional Novas datas para antecipação do 13º salário dos aposentados

Novas datas para antecipação do 13º salário dos aposentados

Prevista para se iniciar no mês de fevereiro a antecipação do 13º salário para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não deverá mais ser liberada esse mês. A folha de pagamentos paga no próximo mês já está sendo processada e nela não consta qualquer valor referente a antecipação do 13º salário.

O que preocupa mais é que a indicativa é de que não seja possível liberar a primeira parcela nem no mês de março, mas sim em abril, com a segunda parcela ficando para o mês de maio. De acordo com o Sindicato Nacional dos Aposentados (Sindnapi) 30 milhões de pessoas vão ser beneficiados com a antecipação.

João Inocentini, atual presidente do Sindnapi relatou que “O governo já se manifestou a favor, mas depende de viabilidade orçamentária, aprovação do Congresso e sanção presidencial, uma vez que caducou a Medida Provisória, apresentada em 2019, na tentativa de transformar a antecipação em lei”.

De acordo com Inocentini, 67,5% de todos os benefícios pagos pelo INSS são de um salário mínimo, que atualmente vigora com valor de R$ 1.100 e para estas pessoas devido ao alto custo de vida em tempos de pandemia estão sendo extremamente afetados.

No ano passado o 13º salário também foi antecipado e às parcelas foram pagas entre Abril e Junho. A nova liberação deve injetar R$ 26 bilhões na economia, mas depende da aprovação do Orçamento por parte do Congresso para que possa acontecer, até lá os gastos se tornam limitados inviabilizando a medida.

Mais lidas

21 após desaparecimento, idoso é encontrado enterrado perto de sua casa

Após de 21 dias de dor, angústia e sofrimento, foi localizado nesta manhã (6), por volta das 10:30, o corpo do...

Jovem é morta a pauladas e choca Capela Nova

O corpo de uma adolescente de 17 anos foi encontrado na manhã desta quarta feira, (20), próximo a comunidade do Melo, na...

Lafaiete e região recuam a onda vermelha e somente comércios essenciais podem funcionar

O cenário de pandemia exige cautela extra durante as celebrações de Natal. É este o alerta que o Governo de Minas faz à...

Tragédia: mulher morre atropelada por ônibus empreiteira da Gerdau

Uma tragédia ocorrida na noite deste sábado (21). Eram por volta das 11:30 horas, quando uma mulher, de 37 anos, Rosemeire...