INSS: Aumento de 25% na aposentadoria por invalidez em 2021

211

O Instituto de Seguro Social é responsável por vários benefícios pagos aos trabalhadores brasileiros.

Existe um benefício do INSS que é chamado de aposentadoria por invalidez, já adiantamos que este benefício é devido para os segurados que se encontram permanentemente incapazes de exercer suas atividades laborais. 

O aumento de 25% no valor de alguns benefícios é especialmente para as pessoas que dedicam seu tempo para cuidar de outras pessoas que se encontram incapacitadas de exercer suas atividades comuns, como tomar banho, se vestir, se alimentar, etc. 

Esta porcentagem de 25% tem o objetivo de complementar a aposentadoria dos beneficiários, como já mencionamos acima são pessoas que precisam de cuidados de terceiros, este aumento serve para cobrir o auxílio para atividades diárias. 

Na matéria de hoje vamos explicar do que se trata este aumento de 25% na aposentadoria, continue conosco e esteja por dentro deste assunto.

Para receber este benefício é  necessário que o aposentado esteja inapto para realizar atividades laborais por tempo indeterminado.

Para receber este aumento de 25% na aposentadoria, o acompanhante pode ser uma pessoa da família, não precisa ser alguém contratado. 

O que é aposentadoria por invalidez? 

Esta aposentadoria é um benefício concedido pelo INSS para as pessoas que se encontram incapacitados de forma total e permanente de exercer suas atividades laborais. 

Como devo solicitar o aumento de 25% na aposentadoria por invalidez? 

Se você já recebe a aposentadoria por invalidez e não recebe este aumento de 25%, o mesmo pode ser solicitado pelo aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135. 

Vale ressaltar que a maioria dos benefícios este acréscimo já é concedido junto ao processo de aposentadoria. 

Quais são as documentações necessárias para requerer este benefício? 

  • RG ( do solicitante e do representante, ou procurador);
  • CPF;
  • Termo de representação legal ou procuração; 
  • Documentos médicos ( que comprovem a dependência de terceiro);