Ìndice educacional aponta as melhores escolas da região

130

Uma pesquisa do Jornal CORREIO DE MINAS a partir dos números do Índice da Educação Básica (Ideb) de 2013, divulgados no dia 25 de agosto, pelo Ministério da Educação, mostra uma evolução na qualidade do ensino, como também mapeia o ranking das melhores escolas do Alto Paraopeba e Vale Piranga.
O Ideb é divulgado a cada dois anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), a partir da combinação dos resultados de uma prova nacional chamada Sistema de Avaliação da Educação Básica e do fluxo escolar, que é o cálculo das taxas de aprovação, reprovação e abandono.

Na região
No ranking dos 20 melhores educandários dos anos iniciais (4ª série/5º ano), a Escola Dorial Beato é a melhor da região, seguida pela Escola Municipal Livremente, de Ouro Branco, e em 3ª lugar a Escola Marechal Castelo Branco, de Lafaiete. Neste ranking, 10 escolas são de Lafaiete e 3 Congonhas.
Já nos anos finais (8ª série e 9º ano, a Escola Estadual Napoleão Reis, de Lamim é a melhor da região, seguida da Escola Estadual Evaristo Augusto de Oliveira, de Desterro de Entre Rios, e em 3º lugar vem a Escola Estadual Doriol Beato, de Lafaiete. Entre as 20 primeiras, 6 são de Lafaiete, 3 de Entre Rios e duas de Congonhas.