29 de março de 2024 02:25

Congonhas se destaca nas campanhas de vacinação 2020 e se prepara para imunização contra covid-19

O serviço de imunização da Secretaria de Saúde municipal de Congonhas cumpriu as metas de todas as campanhas de vacinação de 2020 contra a Poliomielite, Sarampo (Vacina Tríplice Viral – sarampo, caxumba e rubéola) e Influenza Gripe, alcançando índices superiores ao nacional e estadual.

O ano de 2020 se mostrou com grandes desafios para o serviço de saúde em vários aspectos e a pandemia obrigou a prefeitura a utilizar novas estratégias para atingir o público-alvo de cada campanha. As equipes de saúde da família realizaram a vacinação dos idosos em domicílio, para protegê-los do novo coronavírus, que já havia se instalado no Brasil e em Congonhas. Taxistas, caminhoneiros, motoristas de van e de ônibus foram vacinados nas próprias empresas pelas equipes da Secretaria de Saúde. A imunização contra a gripe ocorreu ainda nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h e no Hospital Bom Jesus, além disso, foram também vacinados em seus locais de trabalho os trabalhadores de saúde de laboratórios e farmácias.

Dados comparativos da Campanha Influenza:

BrasilSudesteMinas GeraisRegional de Saúde de BarbacenaCongonhas
95,69%95,57%103,08%110,94%114,40%

Fonte: SIPNI (Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações). Atualização em 17/12/2020.

Com objetivo de realizar a cobertura vacinal adequada da população de Congonhas, as equipes de saúde da família, realizaram intensa busca ativa, por meio de contatos telefônicos e dos agentes de saúde em visitas domiciliares, para alcançar pessoas resistentes à vacinação, tanto na rotina normal de vacinação quanto nos períodos de campanha.

Dados comparativos da campanha poliomielite:

BrasilMinas GeraisRegional de Saúde de BarbacenaCongonhas
71,81%81,66%95,16%105,15%

Fonte: SIPNI (Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações). Atualização em 17/12/2020.

Conforme avaliação do Responsável Técnico (RT) de imunização, Juscelino Ribas, “a campanha de vacinação contra o sarampo (Vacina Tríplice viral), para pessoas entre 20 a 49 anos de idade, foi a mais desafiadora deste ano de 2020, devido à dificuldade para as equipes terem acesso a essa população em idade produtiva”. Ele também destaca que foi neste grupo de pessoas que ocorreu o maior destaque da proposta de trabalho.

As propostas de trabalho das equipes de Saúde da Família e Central de Imunizações do município de Congonhas foram utilizadas como exemplo exitoso pela Superintendência Regional de Saúde de Barbacena, como relata a RT de Imunizações da Superintendência Regional de Saúde de Barbacena, Andressa Guedes Duque: “Em reunião on-line, realizada no dia 10/12, com os responsáveis técnicos em Imunização dos 31 municípios, para atualização do status do Plano Estadual de Vacinação contra a covid-19, da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), o município de Congonhas compartilhou o trabalho desenvolvido no decorrer da Campanha. Na apresentação realizada pelo enfermeiro Responsável Técnico da Imunização do município, o enfoque que a vacinação da população encontra-se inserida como uma das atividades da Atenção Primária e que a utilização das mídias sociais para divulgação das ações e campanhas, reforço da informação no momento das visitas domiciliares realizadas pelos ACS, vacinação casa a casa, parcerias com Indústrias e Comércio, proporcionou ao município cobertura vacinal de 99,3%, sendo aplicadas 23.692 doses das vacinas Tríplice Viral e Dupla Viral na faixa etária de 20 a 49 anos. Deixando a mensagem para os participantes de que o esforço conjunto de todos os pontos de atenção torne-se primordial para o alcance das coberturas vacinais, tanto nas campanhas quanto na rotina de vacinação da criança, adolescente, adulto, gestante e idoso. A reunião foi encerrada com respostas positivas a troca de experiência. Cada participante trouxe as dificuldades enfrentadas e novos caminhos as serem concluídos para transpor os desafios, em todos os relatos, observou-se a necessidade e a importância das ações conjuntas nos processos de trabalho”, declara Andressa Duque.

Juscelino Ribas lembra ainda que, nos últimos anos, Congonhas equipou suas salas de vacinação e possui profissionais capacitados que já se preparam para o novo desafio que está por vir com a vacinação contra a covid-19, cuja previsão dada pelo Ministério da Saúde (MS) é iniciar no final de janeiro de 2020.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade