fbpx
14.1 C
Conselheiro Lafaiete
terça-feira, 19 janeiro 2021
Início Economia Confirmado! INSS libera aumento de 25% na aposentadoria; Veja quem recebe

Confirmado! INSS libera aumento de 25% na aposentadoria; Veja quem recebe

Quantia extra tem como objetivo a complementação da renda dos segurados que necessitam da ajuda de terceiros para realizar atividades básicas do dia a dia.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pode aumentar em 25% o valor da aposentadoria de beneficiários. A medida é referente ao auxílio acompanhante, aplicável somente em alguns casos de benefícios concedidos por invalidez.

A quantia extra tem como objetivo a complementação da renda dos segurados que necessitam da ajuda de terceiros para realizar atividades básicas do dia a dia. O acompanhante não precisa ser necessariamente um enfermeiro ou profissional contratado, sendo aceitos membros da própria família para o cargo.

Geralmente, o adicional é concebido junto ao processo de aposentadoria. No entanto, caso o aposentado por invalidez, por algum motivo, não recebeu o auxílio, ele pode solicitá-lo por meio do aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135.

Projeto tramita no STF

O Supremo Tribunal Federal analisa um projeto de lei que propõe um acréscimo no benefício de aposentados  do INSS que dependem de ajuda permanente de terceiros.

A ideia é estender o valor adicional de 25%aplicado apenas em casos de aposentadoria por invalidez.  Por este cenário, se o projeto for aprovado, o aporte extra será válido para toda a categoria, contanto que seja provado o vínculo com o cuidador sob necessidade diária.

Por envolver um número elevado de segurados, o ministro Luiz Fux, relator do projeto na corte, informou que a proposta deve seguir o rito da repercussão geral. Dessa forma, tudo o que for definido pelos ministros do STF será aplicado em todas as ações judiciais sobre o tema.

Contas públicas

Desde o ano passado, já existe essa discussão sobre o adicional de 25% para aposentados que dependem de cuidador permanente. A primeira turma do STF já havia suspendido o andamento das ações que propõem o acréscimo. A justificativa dada pelos ministros é que o projeto causaria um impacto de R$ 7,15 bilhões anuais nas contas públicas.

Esse ano a extensão do adicional voltou a ser discutida, mas agora pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), que aprovou o projeto. O STJ defendeu a iniciativa, alegando que o adicional nas aposentadoria tem caráter assistencial.

Entretanto, o INSS afirmou que a decisão do STJ fere os princípios da isonomia, já que o aposentado por invalidez se depara com a incapacidade no período de trabalho, e nos demais casos não. A data para o novo julgamento do STF segue indefinida.(EDITAL CONCURSOS)

Mais lidas

21 após desaparecimento, idoso é encontrado enterrado perto de sua casa

Após de 21 dias de dor, angústia e sofrimento, foi localizado nesta manhã (6), por volta das 10:30, o corpo do...

Lafaiete e região recuam a onda vermelha e somente comércios essenciais podem funcionar

O cenário de pandemia exige cautela extra durante as celebrações de Natal. É este o alerta que o Governo de Minas faz à...

Tragédia: mulher morre atropelada por ônibus empreiteira da Gerdau

Uma tragédia ocorrida na noite deste sábado (21). Eram por volta das 11:30 horas, quando uma mulher, de 37 anos, Rosemeire...

Tragédia: jovem é encontrado morto com corpo em decomposição

Noite de sexta-feira (20), por volta de 20:00 horas, as equipes de bombeiros de São João del-rei foram acionadas a comparecer...