29 de março de 2024 04:27

Bebê com T21 (Síndrome de Down) faz sucesso com perfil no Instagram e vira símbolo da diversidade e inclusão

Amor, compaixão, generosidade, superação e aceitação. Estes valores
presentes na família do garotinho Théo Costa, de apenas um ano e três meses.
Ele é o caçula de três irmãos e, moram no Bairro Museu, em Lafaiete.
O pai, Maykon Costa, é funcionário da Copasa. Já a mãe, Flávia Costa,
funcionaria da Prefeitura de Lafaiete. Ambos foram escolhidos por Deus para
trazer ao mundo o pequeno Théo que nasceu prematuro, aos sete meses, no
Hospital Vila da Serra em Nova Lima.


Porém a vida do casal se transformou com a chegada do bebê que nasceu
com “T21” ou “cromossomo extra”, mais conhecida como “Síndrome de Down”.
“No início tivemos certa insegurança e, mesmo medo pelo futuro do nosso
bebê. Como seria sua vida, sua autonomia e saúde. Mas aos poucos fomos
superando e vemos agora que fomos escolhidos para sermos pais de uma
criança especial, que requer mais atenção, carinho e amor”, analisou Flávia.
“Tivemos que aprender com este desafio e superar. Théo preenche nossas
vidas e de toda família. Ele é nosso xodó”, narrou Maykon.


A criança vive uma rotina um pouco diferente, como exige sua condição,
fazendo sessões de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e demais
terapias para seu desenvolvimento. Mas leva uma vida normal como de
qualquer outra criança, com todos os lazeres condizentes à sua idade.


Desmitificação

Aos poucos veio a adaptação ao novo e o novo acabou se tornando a rotina
normal da família. Muitos obstáculos para vencer, mas também, muitas vitorias
para alcançar. Há cinco meses, por iniciativa da mãe Flávia e da irmã
Fernanda, criaram um perfil no instagram. Como na gíria da internet, a página
de Théo “bombou” e tem mais de 20 mil seguidores. O garoto ultrapassou as
fronteiras de Lafaiete e desempenha um papel muito importante no combate ao
preconceito, o respeito a diversidade e alerta a inclusão social.
“E o resultado é o mais positivo possível. Muitas mensagens de carinho e
apoio, mas o principal é de estar realmente levando informação, pois só se
acaba com preconceitos com conteúdo”, comentou a mãe.


Contrato

Há quatro meses, a Revista Vogue, vendo as fotos de Théo nas redes sociais,
entrou em contato com a família e assinaram um contrato para que o pequeno
fosse modelo em campanhas publicitárias, ganhando um portfólio.
Mais recentemente, a Loja Matos, de Lafaiete, também fecharam uma parceria
com a família e, Théo será garoto propaganda de campanha da empresa em
diversas mídias.
“A ideia de criar a conta na rede social veio para desmistificar a limitação da
T21 (Síndrome de Down). “Queremos mostrar que não é um drama e muito
menos algo negativo. Eles apenas precisam de amor, carinho e oportunidade”,
finalizou Flávia.


Théo caiu nas graças das redes sociais! “Queríamos muito agradecer pelo
carinho, por nos ajudar a mostrar a todos que nosso bebê é especial e nos trás
muita alegria. Que Deus lhes abençoe”. Esta mensagem foi enviada pela
família após a vista à casa de Théo, na manhã desta terça-feira (26).

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade