Aumento na expectativa de vida: Aposentadorias podem ter valores impactados

289

De acordo com estimativas a nova tabela terá uma redução média de 0,64% no valor de novas aposentadorias, estudos feitos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra o aumento na expectativa de vida dos brasileiros e consequentemente isso deve impactar uma parcela pequena das novas aposentadorias do INSS.  Continue conosco e fique por dentro do assunto.

Fator Previdenciário 

Todas as projeções do IBGE entraram no cálculo do fator previdenciário, que por sinal define o valor de aposentadorias sob as regras antigas da Previdência, que foram alteradas com a reforma do ano passado. 

Com base nisso esta nova projeção deverá afetar apenas as aposentadorias solicitadas para quem já tinham direito a se aposentar pelas regras antigas em 13 de novembro de 2019.

Para os trabalhadores que se encaixam nas regras de transição da reforma, específica para quem estava a até dois anos da aposentadoria em novembro do ano passado, também sofrerão  impactos. 

Redução do valor da aposentadoria? 

A projeção é que as novas aposentadorias serão afetadas pelas novas tabelas e terão uma redução média de 0,64% em relação ao valor que teriam se fossem pedidas pela tabela anterior- podendo chegar a 0,94%. 

O porque ocorrerá a queda do valor das novas aposentadorias? 

A queda do valor das novas aposentadorias ocorre porque, além da expectativa de vida ao nascer, o IBGE recalcula também a expectativa de sobrevida. 

O empregado no entanto poderá ter o mesmo benefício, mas para isso terá que trabalhar um pouco mais. 

Exemplo: 

Supondo que o segurado solicite em fevereiro de 2021, mais um ou dois meses de contribuição, dependendo do caso, o segurado conseguirá voltar ao nível de benefício que teria agora em novembro de 2020. 

Expectativa de vida no Brasil 

A expectativa de vida subiu para 76,6 anos em 2019, um aumento de cerca de 3,6  meses se comparado ao ano anterior, de acordo com o IBGE. Em 2010 era de 73,9 anos.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática: https://82bdb99f97805b5ab9a50d0a9e43c584.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.