28 de março de 2024 05:50

Antes da pandemia, apenas 11 municípios da região possuíam respiradores vitais em casos graves de covid-19, aponta pesquisa

Pesquisa leva em conta dados de 2019, bem antes da pándemia do covid-19

No dia 7 de maio, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou a distribuição de médicos, enfermeiros, leitos de UTIs (unidades de terapia intensiva) e respiradores por unidades da federação e regiões do Brasil que são referência no atendimento de saúde de baixa e média complexidade. As informações foram geradas com a colaboração da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e estão disponíveis para consulta em mapas interativos do hotsite covid19.ibge.gov.br.
O levantamento tem como base o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde 2019 (DataSUS) e as Informações de Deslocamento para Serviços de Saúde, da pesquisa Regiões de Influência das Cidades 2018, cujos dados foram antecipados pelo IBGE. Também foram cruzadas informações do Censo Demográfico 2010 com a pesquisa Arranjos Populacionais e Concentrações Urbanas do Brasil 2015.
Os dados mostram que Barbacena, na Macrorregião Centro-Sul, é a cidade que mais apresenta profissionais de enfermagem atuantes no Sistema Único de Saúde (SUS) e nos hospitais privados, somando 279, de acordo com dados de dezembro de 2019. Deste número, 238 são profissionais do SUS. Barbacena também sai na dianteira quando o assunto é o número de respiradores, totalizando 97 aparelhos.
Conselheiro Lafaiete, conta 130 profissionais de enfermagem e bem menos respiradores. No total, são 25 aparelhos. A discrepância é ainda maior considerando os municípios de Congonhas e Ouro Branco que contam, respectivamente com 76 e 26 enfermeiros. A Cidade dos Profetas possui ainda nove respiradores, enquanto Ouro Branco contabiliza apenas quatro aparelhos.
Para além das cidades de maior porte da região, Entre Rios de Minas possui três respiradores, Carandaí e Presidente Bernardes possuem dois respiradores cada. Ainda na região, Belo Vale, Lamim, Rio Espera, Cipotânea e Resende Costa possuem contabilizam um aparelho. De acordo com cadastro, os demais municípios não possuem respiradores.

Obs. Os dados desta matéria se baseiam no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde 2019 (DataSUS). Devido a pandemia diversas cidades adquiriram respiradores.

 

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade