fbpx
20 C
Conselheiro Lafaiete
segunda-feira, 01 março 2021
Início Esporte Andarilhos queluzianos prestam homenagem a Ivan Franco

Andarilhos queluzianos prestam homenagem a Ivan Franco

Laércio Rezende Amaral  –  Andarilho Queluziano

Não é mera expressão dizer que iniciamos a caminhada do dia 23 de novembro de 2019 com chave de ouro. Quem esteve presente, pode afirmar que foi encantador e cultural a visita feita à Fazenda Água Limpa antes de iniciar a caminhada a convite do proprietário Dr. Ivan Franco, médico veterinário e amigo de vários integrantes de nosso grupo. A visita seria apenas para uma pose para foto do grupo de caminhantes mas foi muito mais que isto.

Aproximadamente 60 integrantes do grupo desceram do ônibus naquela manhã de muitas nuvens. Adentramos pela portaria principal da fazenda e fomos elegantemente recepcionados por Ivan, Haraquém e Dylan Franco. O filho e deputado estadual, Glaycon Franco não estava presente. A sede principal da fazenda já impressiona a todos que a vêm de fora. À medida que íamos penetrando pelos 44 cômodos do casarão, guiados pelos maravilhosos anfitriões, ficávamos boquiabertos pelos móveis e objetos decorativos característicos da época colonial. A estrutura da casa toda em pesadíssimas pedras e madeiras de lei, tudo feito pelas mãos de escravos impressionava demais. Hoje, uma iluminação discreta dá uma necessária visibilidade mas deixa transparecer o ar histórico de tudo que nos envolvia. Quadros de figuras antepassadas da família Franco e também das primeiras famílias contam a história e não a deixam cair no esquecimento. A propriedade foi construída pelo Barão de Queluz em 1729, portanto, em 2029, a Fazenda Água Limpa se tornará uma propriedade rural tricentenária.

Ivan, Haraquém e Dylan mostravam cada detalhe e contavam várias histórias que tornam aquele casarão da fazenda um monumento histórico. Foi um dia inesquecível para todos. Tínhamos ainda na programação do dia a caminhada até Lafaiete, mais precisamente até o restaurante do Jaciel. Ivan e filhos ainda se juntaram ao grupo e posaram para fotos em frente ao casarão e ali despedimos. Ivan ainda nos surpreendeu e fez questão de nos apresentar novo convite de visita a sua fazenda em um dia que não estivesse chovendo para aproveitarmos ainda mais das belezas da propriedade e participarmos de um almoço patrocinado por ele.

Estávamos planejando fazer esta nova visita a partir de abril de 2020 mas, infelizmente, a pandemia nos impediu de realizarmos nosso desejo em reencontrar Ivan e familiares naquele local maravilhoso. E agora, esperançosos com a chegada da vacina contra o Covid-19 talvez a oportunidade viesse ainda este ano.

Mas o destino nos surpreendeu e entristeceu a todos. Quis nosso Deus que Ivan Franco partisse no dia 13 de fevereiro de 2021 e deixasse a todos os amigos e familiares órfãos de sua pessoa alegre, contagiante e amiga.

Queremos aqui, neste momento, homenagear Ivan Franco e prestar nossas condolências aos familiares e amigos. Que Deus acolha sua alma e conforte o coração de todos neste momento de extrema dor.

Vá em paz, Ivan Franco. Seu espírito estará sempre conosco, em nossas orações antes de cada caminhada dos Andarilhos Queluzianos.

Até a próxima, amigos!

Mais lidas

21 após desaparecimento, idoso é encontrado enterrado perto de sua casa

Após de 21 dias de dor, angústia e sofrimento, foi localizado nesta manhã (6), por volta das 10:30, o corpo do...

Jovem é morta a pauladas e choca Capela Nova

O corpo de uma adolescente de 17 anos foi encontrado na manhã desta quarta feira, (20), próximo a comunidade do Melo, na...

Lafaiete e região recuam a onda vermelha e somente comércios essenciais podem funcionar

O cenário de pandemia exige cautela extra durante as celebrações de Natal. É este o alerta que o Governo de Minas faz à...

Tragédia: mulher morre atropelada por ônibus empreiteira da Gerdau

Uma tragédia ocorrida na noite deste sábado (21). Eram por volta das 11:30 horas, quando uma mulher, de 37 anos, Rosemeire...