29 de março de 2024 12:33

Amalpa: diretor prega associativismo para superar desafios comuns dos municípios

“Além dos serviços de engenharia e outros, o papel da Amalpa é de mobilização política em favor da região”. Assim expressou o Diretor-Executivo da Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Paraopeba (AMALPA), Claudionei Nunes, durante seu discurso na Câmara de Lafaiete no início da sessão na noite desta terça-feira (2).
Claudionei iniciou sua fala contando uma pouco da criação da entidade em 1976, o associativismo, os serviços prestados pela entidade e o papel desempenhado pela Amalpa ao longo de sua história no desenvolvimento regional das regiões do Alto Paraopeba e Vale do Piranga.
“A Amalpa nasceu embuída do sentimento de união e do associativismo para superar desafios comuns dos municípios. Movimento que nasceu na Europa e está muito presente no Sul do Brasil. Ele foi forma de encontrar soluções conjuntas entre os municípios racionalizando recursos”, discorreu.


Claudionei disse que o principal papel da Amalpa é de agregar força e de mobilização política. “Grandes conquistas da região nasceram dentro da Amalpa com a união dos prefeitos. Vejam que o asfalto chegou aos municípios graças ao desempenho da associação, assim como nasceram também a Consórcio de Saúde (Cisap) e Villas e Fazendas (turismo)”, citou.
O diretor elogiou o corpo técnico da Amalpa, formada por engenheiros, arquitetos, desenhistas e topógrafos e rebateu o uso de cabine de empregos. “Temos um corpo técnico de profissionais de mais de 30 anos de serviços prestados. Hoje a entidade facilita a vida do prefeito quando ele deseja construir uma obra e podemos oferecer desde a topografia, o projeto, planilhas, custos até a prestação de contas. Atendemos todos municípios diminuindo os custos da obra e facilitando o acesso aos profissionais gabaritados, às vezes de difícil acesso aos pequenos municípios”, explicou. “A Amalpa foi uma das responsáveis pelo projeto que destravou a obra da Avenida Alfredo Elias Mafuz, em Lafaiete, que estava paralisada há mais 8 anos com o projeto elaborado pelo nosso corpo técnico. Com a Amalpa, os prefeitos estão seguros na elaboração de projetos. Se tem recursos nós temos os projetos”, citou, discorrendo que associação também disponibiliza os serviços de patrol e retroescavadeira aos munícipios.


Mercado do produtor e cursos
Claudionei comentou a atuação da Amalpa junto ao mercado produtor, na qualificação dos produtores e na elaboração de projeto de segurança sanitária, que permitisse sua reabertura. A Defesa Civil é também um dos ramos em que a associação presta serviços aos municípios.
A Amalpa mantém uma parceria com faculdades (Fasar/CES) para levar conhecimento acadêmicos às cidades como forma de extensão.
No encerramento do discurso, Claudionei discorreu sobre os cursos oferecidos pela associação aos profissionais das prefeituras buscando a qualificação e atualização.
Regularização fundiária, um dos gargalos dos municípios, será tema do próximo curso oferecido pela Amalpa.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade