Zelinho prioriza segurança de barragem e critica alarmismo

Em entrevista exclusiva ao site CORREIO DE MINAS, o prefeito de Congonhas, José de Freitas Cordeiro (PSDB), Zelinho, analisou a situação da barragem Casa de Pedra, da mineradora CSN, que tem sido alvo de diversas notícias nos meios de comunicação. Segundo ele, a segurança da população é seu principal foco. “Não mudei meu posicionamento, e quanto a segurança do povo de Congonhas, não abrimos mão, é prioridade. Este é um compromisso do nosso governo: proteger nossa população e nosso povo, principalmente os que estão nas áreas próximas a barragem”, assegurou.

Zelinho disse que desde o início desta discussão, que aos poucos se transformou em uma polêmica de proporção nacional, seu governo vem agindo com cautela e com foco na segurança das pessoas. Segundo ele, o Município não vai atropelar as discussões e qualquer decisão passará pela população. “Estamos cobrando da empresa, dentro de nossas atribuições de que a CSN invista principalmente em segurança. “Criamos a Secretaria de Meio Ambiente para que possamos responder com autonomia todas as questões da área ambiental, inclusive sobre a segurança das barragens. É com estrutura e um com um corpo técnico adequado que podemos discutir e tomar decisões desta magnitude, decisões importantes, que exigem conhecimento de causa e que vão repercutir por longos anos”, disse.

Técnicos do DNPM asseguram estabilidade da barragem e CSN implanta implanta plano de contingência/Foto: Sandoval sousa

O prefeito ressaltou ainda que um grupo de trabalho que envolve diversos órgãos e a empresa está desenvolvendo um Plano para treinamento dos moradores, no caso hipotético de risco iminente e necessidade de evacuação preventiva. Ele também destacou que uma política pública de Segurança das Barragens também está sendo elaborada para monitoramento diário de estabilidade de todas as barragens no município, garantido mais segurança para os moradores e evitando especulações sem base técnica que podem causar pânico sem nenhuma justificativa.

O prefeito antecipou que a CSN já deveria ter implantado o Plano de Contingência. “Agora a CSN está implantando este programa para trazer segurança aos moradores, em caso de necessidades de evacuação. Isso é uma obrigação dela diante as leis ambientais”, frisou. Quatro sirenes serão instaladas nos bairros próximos. Por outro lado, Zelinho disse que os técnicos da Feam (Fundação Estadual de Meio Ambiente) e do Departamento Nacional de Propriedade Mineral (DNPM) atestaram a garantia de estabilidade da barragem, através de estudo feito por uma auditoria externa, como determina a lei. “O que posso afirmar aos moradores é que os órgãos responsáveis garantiram a segurança e a estabilidade da barragem, afirmando que não oferece riscos de rompimento. Mesmo assim nós vamos estar sempre atentos”, assinalou.

Zelinho reforçou o diálogo e confiança com os moradores

Segundo ele, atualmente a barragem é uma das mais seguras no Brasil. Zelinho não deixou de criticar os órgãos ambientais estaduais que há 20 anos permitiram um empreendimento deste porte perto da área urbana. “Foi um absurdo e deixaram construir uma barragem deste tamanho próximo às residências. Em qualquer lugar do mundo isso não aconteceria. Agora, nós temos que resolver este problema e buscar alternativas seguras para conviver com este empreendimento. Esta é a nossa missão. Não vamos nos furtar de nossa responsabilidade, vamos defender os interesses de nossa população e de nosso povo como prefeito, mas acima de tudo como ser humano”, disse.

O prefeito criticou o tom alarmista que alguns setores da imprensa nacional que vem abordando a problemática da barragem da CSN. “É de uma extrema irresponsabilidade alamar nossa população sem justificativa. Onde a gente vai as pessoas comentam sobre a barragem em Congonhas. Este é o assunto da mídia nacional quanto falam sobre Congonhas. Isso vende jornal, dá ibope e audiência. Queremos tratar o assunto com a responsabilidade e cautela que ele requer, pois estamos lidando com vidas humanas. O desafio é enorme, mas temos enfrentado com muita responsabilidade, procurando oferecer carinho, zelo e confiança para nosso povo, tanto com informações transparentes, como com ações que resguardem e garantam definitivamente a sua segurança”, finalizou.

Facebooktwittergoogle_plusFacebooktwittergoogle_plus

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *