19 de abril de 2024 05:37

Zé Prainha: O Rei do Rádio regional completa 50 anos em plena atividade

Zé Prainha: O Rei do Rádio regional completa 50 anos em plena atividade/Reprodução

2 de fevereiro de 1968. A data emblemática marca quando José Dias Dias de Souza, o “Zé Prainha”, iniciou suas atividades de apresentador na Rádio Carijós, em Lafaiete. Mas sua carreira remonta a anos anteriores com passagens por emissoras em Três Pontas, Nepomuceno e Triângulo Mineiro.

Nascido entre Itaverava e Lamim, sua voz inconfundível, estilo peculiar e talento singular fizeram dele um ícone do rádio mineiro e regional. Ele entrou pelas portas da Carijós pelas mãos de Ganime e o ex deputado federal João Nogueira. De lá para cá, o apresentador ganhou a fama reconhecida e chegou aos 50 anos completados hoje.

Ainda em plena atividade, ele cumpre uma rotina diária de preparar e escolher a dedo, no seu vasto repertório, as músicas para o “Manhã na Roça” que está no ar há 50 anos sempre às 5:00 horas até às 6:30 horas. Aos domingos ele apresenta “Nossa Fazenda” com mais de 37 anos pela Rádio Carijós. Disposição sobra ao velho guerreiro.

Zé Prainha tem uma vida dedicada ao rádio e música sertaneja de raiz. Antes de ingressar no rádio ele passou pelos tablados do circo onde foi apresentador. Também foi mascate e vendedor de máquina de costura, profissão pela qual percorreu o interior de Minas e São Paulo. Pelas estradas por onde passava ficou conhecido como “caipira do asfalto”. Nesta época era caminhoneiro e às margens Fernão Dias fazia sucesso com suas apresentações. Em bares, restaurantes sua chegada se transformava em festa e baile.

Conversar com Zé Prainha é conhecer um pouco da história do rádio como também de toda a região. O papo rende horas em intermináveis nuances pela sua vasta experiência. Sua história se confunde um pouco com o desenvolvimento da região.

O apelido veio da cidade de Garças de Minas em 1964. À época ele ganhou emprestado a alcunha em referência ao trio sertanejo de Uberlândia, “Praião, Prainha e Resendinho”.

Ainda hoje trabalhando como corretor publicitário, mantém seu programa com uma audiência tradicional pelas manhãs chegando a milhares de lares da região Ao completar 50 anos quando chegou a Lafaiete e iniciou aqui parte de sua carreira de sucesso, Zé Prainha deixa o recado de que somente a persistência e o amor são as receitas do sucesso prolongado. Sua história faz parte de Lafaiete como patrimônio vivo do rádio mineiro.

Músico, tocador de canções pantaneiras, e apresentador, a figura folclórica de Zé Prainha se transformou em um marca além do tempo que atravessou gerações sem perder a originalidade e a identidade.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade