25 de abril de 2024 20:57

Vicente Faria quer Amalpa revigorada e com ampla participação

O secretário executivo da Amalpa, Vicente Faria e o assessor jurídico, Claudionei Nunes/CORREIO DE MINAS
O secretário executivo da Amalpa, Vicente Faria e o assessor jurídico, Claudionei Nunes/CORREIO DE MINAS

Mostrar a força da região e atuar na defesa intransigente dos interesses dos municípios. Estes são os principais objetivos do novo secretário executivo da Associação Micro Regional dos Municípios do Alto Paraopeba (Amalpa), Vicente Faria, escolhido a dedo pelo neo presidente, o prefeito de Lafaiete, Mário Marcus logo após sua aclamação ocorrida na quinta feira passada, dia 12.

Vicente Faria tem um curriculo invejável e por 3 vezes comandou a prefeitura Lafaiete. Entre 2009-2012 esteve a frente da Amalpa no mesmo cargo período em que construiu a sede da entidade situada no Bairro Carijós.

Em entrevista a nossa reportagem Vicente adiantou que já está em visita aos prefeitos na conquista de novas filiados. Atualmente são 13, mas a intenção em um curto espaço de tempo é de chegar a casa de 20. “Estou visitando pessoalmente diversas prefeituras e conversando com os prefeitos. Essa minha missão de fortalecer a região através da Amalpa”, disse.

As cidades de Congonhas e Ouro Branco já anunciaram o retorno a entidade, mas Faria Paiva aguarda a adesão dos prefeitos de Rio Espera, Moeda, Capela Nova, Entre Rios de Minas e Desterro de Entre Rios. “Uma região só é forte e reconhecida pelo governo de estado se ela é organizada. Para fazer valer nossa voz e angariar recursos precisamos de uma Amalpa forte, fortalecida e revigorada”, analisou no alto de sua experiência política.

Vicente disse que pretende visitar as cidades de Ouro Preto, Mariana e Itabirito para levar a proposta da entidade aos prefeitos.

Convênios

Anunciado como uma das prioridades do novo presidente, o setor de convênios já está funcionando na entidade. Um funcionário acompanha diariamente o sistema de liberação de recursos dos governos estadual e federal e vai auxiliar os municípios na formulação de projetos. O setor de engenharia e topografia permanece em plena atividade como também o maquinário está disponível às prefeituras.

No ano que completa 40 anos e em plena maturidade política, a entidade prepara novos caminhos de desenvolvimento regional integrado.

Já para a próxima reunião, que acontece dia 17, em Queluzito, às 9:00 horas, representantes da Caixa Econômica Federal vão expor e divulgar os recursos disponíveis a prefeitura e os convênios.

Ao final da entrevista, falando aos seus adversários, Vicente Faria disse que não há qualquer impedimento legal que ela não possa exercer o cargo de diretor executivo.

Presidente

Durante programa de rádio, Mário Marcus afirmou que papel da Amalpa dever ser de protagonista do desenvolvimento regional/Divulgação/PMCL
Durante programa de rádio, Mário Marcus afirmou que papel da Amalpa dever ser de protagonista do desenvolvimento regional/Divulgação/PMCL

Ontem dia 19, no programa de rádio da prefeitura, o presidente da Amalpa e prefeito de Lafaiete, Mário Marcus (DEM), abordou que a entidade não deve se limitar apenas na prestação de serviços como maquinários e engenharia, mas auxiliar os municípios na captação de recursos. “Como um fórum de prefeitos que vai discutir os problemas comuns precisamos trazer para dentro da entidade uma nova política regional”, disse.

 

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade