25 de abril de 2024 06:06

Via 040 reconhece restrição de recursos e demora em licenciamentos como entraves para duplicação da BR 040

Prefeito Zelinho recebeu representantes/Divulgação

O prefeito Zelinho recebeu em seu gabinete na Romaria, nesta quinta-feira, 6, a visita de apresentação do novo superintendente da Via 040, Flávio Rogério, acompanhado do gerente de Relações Institucionais da concessionária, Frederico Souza. Durante o encontro, os dois atualizaram o prefeito sobre o andamento do projeto de duplicação dos 936,8 km da via federal, entre Brasília e o Rio de Janeiro, o que inclui o trecho de Congonhas. Eles apontam como dificuldades atuais que impedem a evolução rápida das obras uma restrição orçamentária da empresa e a demora em obterem o licenciamento ambiental.

Segundo Frederico, os planos seguem o cronograma que aponta prioridade para Congonhas. “A Via 040 possui todos os projetos prontos. Agora aguardamos a emissão da licença de instalação da obra. O trecho de Congonhas é um dos prioritários. Reafirmamos que o Município receberá o trevo Norte, quatro pontes e viadutos, além da duplicação”, disse.

Sobre a passarela do Pires, Frederico lembra que o projeto feito pela força-tarefa formada por Prefeitura de Congonhas, a ADECON e empresas mineradoras precisou de readequação em decorrência do projeto de duplicação da BR-040. “Cumprimos as exigências necessárias para que o projeto da passarela do Pires seja protocolado e haja a autorização da ANTT para sua instalação. Estamos fazendo a última análise do projeto. Esta é outra prioridade da Prefeitura e nossa também”, completa.

Também participaram da reunião a assessora de Coordenação Governamental da Prefeitura, Marta Bacharel, e os secretários Rosemary Benedito (Obras) e Sandro Cordeiro (Gestão Urbana).

Carandaí

Segundo a Via 040, medidas paliativas estão sendo tomadas para evitar novos atropelamentos, como os ocorridos em março e abril, e outros acidentes no trecho da BR-040 na altura de Pedra dos Sinos em Carandaí, como a instalação de equipamento de retenção de velocidade. A instalação de passarelas no local está prevista para quando a rodovia for duplicada.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade