19 de abril de 2024 06:59

Vestibular eleitoral: cerca de 280 candidatos a vereador disputam até 6 cadeiras na Câmara de Lafaiete

Câmara-3-300x200
Alto índice de renovação coloca vereadores de barba de molho em Lafaiete/Arquivo

A disputa a uma das 13 cadeiras de deve ser uma das mais disputadas dos últimos 4 pleitos. Um comparativo das eleições de 2008 e 2012 evidencia que o índice de renovação chegou em média a mais de 60%.

Na primeira, com 11 cadeiras em disputa, reelegeram-se apenas Valdir Pé Quente, Aloísio de Melo, Hélio Ferro Velho e Ivar Cerqueira. A legislatura guarda algumas peculiaridades já que pesos pesados da política não entraram no páreo como Divino Pereira, Glaycon Franco, Zilda Helena e Victor Bhering. Eles disputaram as eleições majoritárias. Outro fato foram as mortes sucessivas dos vereadores Pé Quente e Vanderlei Faria em cuja vaga entrou José Derly da Cruz Aleixo.

Em 2012, com 2 cadeiras a mais, a renovação foi ainda maior com a reeleição apenas de Zezé do Salão, Pedro Américo e Pastor Boaventura. Este entrou na vaga do atual prefeito que perdeu o mandado por infidelidade partidária já trocou o ninho tucano pelo PSB.

Pelos resultados das duas eleições, a média mostra que o nível de novatos deve chegar até 7 candidatos nesta eleição.

Mais candidatos

E renovação deve ser ainda maior já que nos dois escrutínios de 2012 e 2016, Lafaiete experimentou um crescimento de cerca de 50% de aumento de candidatos a vereador. Em 2012, os pretendentes eram de 193 e agora serão de 280. Isso mostra que a eleição será ainda mais disputada perfazendo 21 candidatos disputando palmo a palmo 13 cadeiras. Este é mais um ingrediente que aumenta a tensão, o nível de confronto e acirramento pela disputa proporcional.

Números

Os números finais mostram que a dobradinha Mário Marcus (DEM) e Marco Antônio ficou com a maior fatia do bolo partidário com 13 partidos assim divididos na coligação proporcional PSDB/DEM/PCdoB/PPS;PP/PR;PSD/SDD;PV/PSC e PDT/PDS. O PRTB não terá candidato. No total serão 130 candidatos.

Em seguida, os médicos Benito Laporte (PROS) e Júlio Barros (PT) conquistaram 9 partidos perfazendo 78 candidatos assim divididos na proporcional: PRB/PT/PROS;PSOL/PTN/PSDC/PPL;PMN/PEN.

Já a dobradinha Ivar (PSB) e Darci Tavares (PMDB) virá para a disputa com 52 candidatos vereadores assim distribuídos em 5 siglas: PSB/PTB; PMDB/PSL. O PT do B não terá candidato a vereador.

Eddie Gato e Claussius Vinicius virão em carreira solo pelo PTC com 20 candidatos a vereador.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade