Vereador Alfredo Laporte: um político a frente seu tempo e de sensibilidade humana

Herdeiro direto do espólio político se seu pai, Benito Laporte faz alerta sobre a situação eleitoral de Lafaiete e volta a pregar a união de lideranças

O ex vereador Alfredo Laporte /Foto:Divulgação
O ex vereador Alfredo Laporte /Foto:Divulgação

Alfredo Laporte foi sem dúvida um ser humano exemplar e um político profundamente comprometido com a coisa pública. Vereador atuante, totalmente voltado à causa dos mais necessitados, trabalhava em prol da coletividade com total entrega e vontade de fazer a diferença em prol de sua terra a qual deixou uma boa parte de seu trabalho e dedicação durante sua vida. Como vereador trabalhou diuturnamente em favor dos interesses do povo e tinha sempre o desejo de fazer mais. Desejo esse que o fez pleitear o cargo de prefeito em 1962. Naquela oportunidade, Alfredo Laporte participava de um grupo político forte UDN e PSD que disputaria a prefeitura. Porém, esse grupo não optou pelo vereador, que fora derrotado pelo médico Dr. Mário Rodrigues Pereira. Na época os sentimentos daqueles que apoiavam a pré-candidatura do vereador, observaram claramente que a falta de um DR fez toda diferença em favor do outro concorrente, pois ficou claro que o grupo não apoiaria um operário da rede ferroviária para ir as urnas competir com o renomado Dr. Orlando baeta da Costa.

Enfim, Com a falta de apoio de seu partido, Alfredo Laporte não desistiu e conseguiu sair candidato numa outra frente para tentar chegar a prefeito da cidade. As Eleições muito disputadas à época tiveram como vencedor Dr. Orlando Baeta da Costa, que derrotou o candidato Dr. Mário Rodrigues Pereira.

Os números não são exatos, mas a diferença que tirou a oportunidade do Dr. Mário Rodrigues Pereira em se eleger prefeito de conselheiro Lafaiete, foi para o Candidato Alfredo Laporte que conquistou mais de 1.200 votos o que daria para eleger com tranqüilidade Dr. Mário Rodrigues.

O que isto tem haver com a história atual?

Estamos vivendo um período de escolhas dentro dos partidos e um grupo está sendo liderado pelo deputado Glaycon Franco para a disputa da prefeitura, dependendo de quem será escolhido, pode sair deste mesmo grupo alguém que possa fazer a diferença e tirar a chance do grupo do deputado sair vencedor nas próximas eleições como aconteceu em 1962 quando Alfredo Laporte tirou a possibilidade do então candidato da UDN sair vencedor naquele pleito. Voltando ao saudoso vereador Alfredo Laporte, um político de visão futurista, mesmo não sendo vencedor nas eleições enviou uma carta ao povo a qual retrata sua gratidão e alegria de poder contribuir com o processo eleitoral. Mostrando profundo senso político e de compromisso com o povo ele pontua com tamanha competência às necessidades do povo, necessidades essas que o vereador se preocupava,ainda hoje são às necessidades e carência do povo não só de nosso município, mas também de toda o povo brasileiro. Veja na integra a carta que o vereador Alfredo Laporte encaminhou ao povo no dia 24 de Outubro de 1962.

Facebooktwittergoogle_plusFacebooktwittergoogle_plus

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *