24 de abril de 2024 15:35

Túnel da Marechal: para vereadores situação é de vergonha e indignação

capa-homem-cobra-pedagio
Homem chegou esta semana cobrar até R$2,00 para transportar as pessoas para nãos serem tem túnel alagado/Reprodução

Entra e sai prefeito a cena é a mesma quando chove um pouco acima dos limites em Lafaiete. Mais uma vez a passagem subterrânea foi alvo de alagamento gerando transtornos a população.

Na última segunda feira, dia 7, a cena se repete ao longo do período chuvoso em Lafaiete. Para fugir do local os lafaietenses arriscaram passar pelo viaduto para chegar aos seus destinos.Outro fato que chamou a atenção é de que um rapaz cobrava pedágio para facilitar a travessia no túnel alagado. Ele pegava a pessoa e transportava no colo cobrando R$1,00. Quando percebeu que o movimento aumentou demasiadamente ele dobrou o valor. O vídeo cômico do transporte de populares foi gravado e fez sucesso na internet.

Câmara

Pastor e Divino2
Vereador Pastor Boaventura/Reprodução
João Paulo Pé Quente
Vereador João Paulo Pé Quente/Reprodução

Na sessão de ontem a noite na Casa legislativa, a situação do túnel. Além da sujeira, falta de manutenção, constante queda de energia, os vereadores não pouparam críticas nem adjetivos dos mais variados calibres.

O tema foi puxado pelo vereador João Paulo Pé Quente (DEM) que caracterizou a situação como de indignação. “Nós devolvemos recursos da Câmara ao prefeito para ele comprar uma bomba para resolver o alagamento do túnel. Ele não fez pouco caso”, frisou.

“Será que esse será mo retrato que os visitantes terão de Lafaiete quando vierem a cidade ou mesmo para fazer suas compras de Natal? Esse é o nosso cartão de visitas?”, questionou o vereador Pastor Boaventura (PSDB). “Para todos nós lafaietenses a situação é de vergonha”, comparou. Ele cobrou a presença de um funcionário para manutenção do túnel.

A história

viaduto4
Cena comum: durante décadas a população de Lafaiete sofreu com falta de mobilidade urbana e tinha que esperar a passagem do trem para atravessar a linha/Foto: Acervo Mauro Dutra

O túnel da Marechal, construído na gestão do ex prefeito Abel Rezende Dutra (1967-1970), trouxe uma das primeiras obras de mobilidade urbana na cidade, unindo a parte alta e parte baixa. O que era motivo de orgulho desde sua fundação quando a cidade resolveu um gargalo de locomoção, agora é o retrato do abandono. E de sucessivos governos.

Pela ironia do destino Abel Rezende é tio do prefeito eleito Mário Marcus. Na última semana, o novo gestor esteve, juntamente com o Secretário de Obras, Geraldo Túlio, visitando o túnel da Marechal. Mário Marcus foi conhecer de perto a realidade do local e buscar soluções.

Relembre o caso: Em vídeo na internet homem cobra pedágio para transportar pessoas em túnel alagado em Lafaiete

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade