18 de abril de 2024 22:18

Tragédia: 200 pessoas estão desaparecidas; Prefeitura de Congonhas diz cobrou adoção de medidas em barragens

O Sistema de Comando de Operações está estruturado no Centro Social do Córrego do Feijão, em Brumaqdinho, nas proximidades do campo de futebol e da igreja católica. Vários órgãos, principalmente de segurança pública, estão no local e em reunião neste momento definindo as estratégias de atendimento. O Campo de futebol está sendo utilizado como área de avaliação e triagem das vítimas para atendimento médico, além de estacionamento de viaturas.

Rompimento de barragem em Brumadinho deixa aos menos 200 desaparecidos

Até o momento, o Corpo de Bombeiros Militar confirma o desaparecimento de aproximadamente 200 pessoas.  Existe um posto para arrecadação de alimento na Faculdade Asa de Brumadinho constituído por 08 viaturas da Companhia de Prevenção do 2ºBBM. Estão empenhados no local 51 bombeiros militares e 06 aeronaves. Uma equipe de bombeiros militares desloca neste momento até o local especificamente para detalhamento de informações. As aeronaves estão resgatando inúmeras pessoas ilhadas em diversos pontos a todo momento. As 15h50 o rejeito atingiu o Rio Paraopeba.

Nota de Congonhas

A Defesa Civil Municipal e a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Congonhas informam que o rompimento da Barragem da Vale, ocorrido na Mina Feijão, nesta sexta-feira, 25, na cidade de Brumadinho, trata-se de um grave acidente no setor da mineração. A empresa Vale informou em nota que os rejeitos atingiram a área administrativa da companhia e parte da comunidade da Vila Ferteco, e até o momento ainda não se tem confirmação de vítimas no local.

Toda a região está se mobilizando em solidariedade aos atingidos, inclusive Congonhas. Os primeiros levantamentos indicam que o acidente não trará efeitos diretos ao município de Congonhas. A Defesa Civil está monitorando o nível do rio Paraopeba na região de Belo Vale.

Prefeitura de Congonhas cobrou medidas preventivas de mineradores em barragens

A trajetória do rejeito segue na direção contrária ao município de Congonhas, ou seja, para a região Metropolitana de Belo Horizonte, podendo atingir o rio São Francisco. A Prefeitura de Congonhas informa ainda que requereu junto às empresas que possuem barragens no município a adoção de diversas medidas que tem sido tratadas no Plano Municipal de Gestão de Barragens, a fim de evitar acidentes como este que, lamentavelmente, aconteceu em Brumadinho.

O prefeito Zelinho entrou em contato com Cid, irmão do prefeito de Brumadinho, Avimar de Melo Barcelos, que encontrava-se em viagem, para se solidarizar com aquele município em nome de Congonhas e do Consórcio Público para o Desenvolvimento do Alto Paraopeba (CODAP). Brumadinho é um dos 14 municípios filiados ao CODAP.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade