Teve início processo de formação de gestores ambientais no Alto Paraopeba

Aconteceu nos dias 7 e 8 de novembro de 2018, a primeira etapa do processo formativo PNC – Programa Nacional de Formação e Capacitação de Gestores Ambientais, criado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e promovido, no Alto Paraopeba, pela Sala Verde Quadrilátero Ferrífero (que é uma ação conjunta do Geopark Quadrilátero, INCT Acqua-Cesup e CODAP – Consórcio Público para o Desenvolvimento do Alto Paraopeba).

Teve início processo de formação de gestores ambientais no Alto Paraopeba/Divulgação

O encontro formativo foi realizado em Conselheiro Lafaiete, no Solar Barão de Suaçuí, durante a Semana Global de Empreendedorismo 2018 e contou com a participação de diversas Instituições de Congonhas, Jeceaba, Brumadinho, Piranga, Caranaíba, Ouro Branco, Carandaí, Catas Altas da Noruega e Mariana. A formação de parcerias com a Prefeitura de Conselheiro Lafaiete, o Consórcio Intermunicipal de Tratamento de Resíduos Sólidos-ECOTRES, a GERDAU, a Associação dos Agricultores Familiares de Ouro Branco (AAGRIFAM), a Cooperativa dos Produtores Rurais de Conselheiro Lafaiete-COOPERLAF e o Armazém CCPR foi importante para realização a concretização desta iniciativa.

O processo formativo PNC reuniu gestores, técnicos, sociedade civil e instituições em um diálogo sobre o contexto socioambiental da região, suas políticas e desafios. A proposta de formação deste público alvo partiu do Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, que busca qualificar a gestão ambiental por meio de processos formativos.

Taiana Brito Nascimento, analista ambiental do MMA, explica que “este encontro formativo aborda a forma como as instituições podem fortalecer suas práticas em desenvolvimento, construindo uma grande rede de atores comprometidos com a gestão ambiental. É uma honra para o Ministério de Meio Ambiente se fazer presente neste encontro trazendo políticas desenvolvidas pelo departamento de Educação Ambiental”.

O desenvolvimento do curso será na plataforma Moodle, do Ministério do Meio Ambiente e ainda serão aceitas inscrições, através do email: cesup@altoparaopeba.mg.gov.br, a partir de 25 de novembro,  mesmo para aqueles que não puderam participar do encontro presencial.

Segundo, o Secretário Executivo do CODAP, Rodolfo Gonzaga, o processo formativo continuado contribui para ampliar o número de atores públicos e sociais que vão atuar positivamente na gestão ambiental pública.

 

Facebooktwittergoogle_plusFacebooktwittergoogle_plus

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *