Sindicato e funcionários demitidos da Vale Mangânes fecham trânsito na BR 040 em Congonhas-MG

Manifestação Congonhas1

Por mais de duas horas os funcionários demitidos da Vale Manganês, em Ouro Preto-MG e Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de São Julião fecharam, em manifestação pacífica, o trânsito, na BR 040, em Congonhas-MG, cidade na qual a Vale tem unidades, desde as 6h 15 min.

Nó último dia 05 de maio, a empresa anunciou o fechamento da Vale Manganês em Ouro Preto, com o desligamento de mais de 160 trabalhadores. Segundo o Sindicato, o lucro auferido e os investimentos feitos pela empresa ao longo dos anos de 2013 e 2014 não justificam o fechamento da fábrica.

Manifestação Congonhas2

Outros atos dos funcionários demitidos e Sindicato já foram realizados em outros locais, entre eles, a portaria da própria fábrica; na Praça Tiradentes, centro de Ouro Preto; na câmara municipal, onde forma recebidos pelos vereadores e em frente a prefeitura municipal por duas vezes, quando, em nenhum dos dois momentos, foram recebidos pelo prefeito para dialogar sobre a situação.

Segundo Roberto Wagner de Carvalho, a atitude do prefeito de Ouro Preto tem sido a mesma de outros momentos de tensão para os trabalhadores, para a própria receita municipal e bem estar financeiro do município, como, por exemplo, no fechamento da Novelis, anunciado no dia 16 de outubro de 2014, quando mais de 350 trabalhadores foram afetados.

O Manifestação de hoje, na 040, fechou a pista com uma barricada de pneus em chamas e contou com a participação da Frente Brasil Popular. O ato foi também contra a situação política pela qual passa o país e, ainda segundo Wagner, contra o verdadeiro golpe que está em andamento no país. Faixas com os dizeres “Temer Golpista”, “Vale Assassina” e “Não vai ter Golpe” foram usadas pelos manifestantes.

O atos sindicais já surtiram impacto positivo, segundo o sindicato, pois a empresa já fala em transferir os trabalhadores afetados, ao invés de efetuar as demissões.

A manifestação terminou por volta de 8h 20min. As pistas foram liberadas e o trânsito flui normalmente.

Fonte:Jornal Voz ativa

Facebooktwittergoogle_plusFacebooktwittergoogle_plus

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *