Show de Tuca Boelsuns encerra o Abril Poético 2019

Parceria será entre Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete (FDCL) e Liga Ecológica Santa Matilde (LESMA)

 

No dia 25 de maio de 2019, o auditório da FDCL receberá a música e a arte de um dos maiores artistas de raiz lafaietense.

Cantor, compositor e instrumentista, Tuca Boelsums prepara um espetáculo onde o canto campesino é construído com um lirismo todo especial, fazendo a arte celebrar a vida e a harmonia tecer as redes da poética rural: riquezas da vivência no campo. Cantador de primazias, marcado nas sutilezas da estrada musical, a voz e a instrumentação de Tuca Boelsums são cintilantes. Acompanhado pela harmonia do Grupo ViolaSoul, é claro o sinal de fusão entre a cultura cristalina de Minas e a cultura universal. Luz da maturidade e da reflexão artística para que a nossa emoção sobreviva no lirismo eterno.

Cantos Rurais

Cantos Rurais configura-se no trabalho musical do artista Tuca Boelsums e evoca a comunhão entre as cantigas e as tradições rurais, que estão no cotidiano das comunidades. O espetáculo é uma leitura musical contemporânea, semeando a história de um convivência campestre e seus ritos afetivos e peculiares. Tuca Boelsums traduz sua vivência rural, na região do Campo das Vertentes, imersa na autenticidade do singelo e traduzida pela linguagem musical: uma fusão de dureza e leveza. Esse projeto abrange músicas autorais do artista bem como as principais composições regionais do cancioneiro popular, autênticos pilares da música brasileira.

O auditório da FDCL receberá a música e a arte de um dos maiores artistas de raiz lafaietense.

O canto rural é o espelho da resistência afirmativa. Sua leveza dialoga com o crescimento dos centros urbanos. Tuca Boelsums promete emoção ao reportar as paisagens musicais próprias do interior mineiro ao público, mostrando que a cultura é o espaço legítimo para o diálogo e tolerância das semelhanças e diferenças. Acompanhado pelo Grupo ViolaSoul, Tuca vem concretizar a sua jornada coerente, que o levou com distinção aos maiores palcos brasileiros.

Trajetória 

Tuca Boelsums nasceu na Fazenda do Tanque, interior de Minas. Residindo em Conselheiro Lafaiete iniciou sua carreira como músico e compositor, integrando o antológico grupo Queluz de Minas. Em apresentações pelo país o Queluz de Minas gravou quatro discos e foi pioneiro na produção de obras independentes. Ao retornar a sua raiz rural dedicou-se à pesquisa das cantigas da região e da musicalidade mineira. Tuca integra os grupos musicais Rios ao Luar e ViolaSoul, além de sólida e carreira solo. Participante dos principais festivais de música do país, com mais de setenta premiações, abriu shows e dividiu palco com Renato Andrade, Geraldo Azevedo, Paulinho Pedra Azul, Lô Borges, Renato Teixeira, Tadeu Franco, Chico Lobo, Chico César, Pereira da Viola, entre outros. Partindo de sua perspectiva sensível, Tuca promete emoção ao reportar o público às paisagens musicais próprias do interior mineiro.

 

VIOLASOUL

Emerson Fonseca – Viola

Marcelo Boy – Baixo

Pedro Lobo – Guitarra

Tuca – Voz/violão/viola

Facebooktwittergoogle_plusFacebooktwittergoogle_plus

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *