26 de abril de 2024 16:19

Secretário cita a APAC de Lafaiete como modelo para o Estado e diz que se não fosse ela “presídio já teria explodido”

O Secretário de Estado dos Direitos Humanos, Nilmário Miranda, deixou Lafaiete entusiasmado com o que presenciou na APAC (Associação de Proteção e Assistência ao Condenado), Ele teceu rasgados elogios ao modelo lafaietense citando como uma das mais importantes de Minas. “Sem dúvida houve um grande avanço desde que visitei a cidade há um ano atrás. APAC evolui muito e está entre as 4 principais de Minas. Ocorreram muitas novidades e a APAC expandiu muito”, antecipou o Secretário Nilmário Miranda. Ele esteve hoje em Lafaiete a convite do vereador Pedro Américo (PT).

Ele colocou a APAC de Lafaiete no mesmo nível de outras no Estado, já com vários anos de vivência, como Itaúna São João Del Rei e Pouso Alegre. Hoje são 185 recuperando na APAC local. “Se não fosse a APAC o presídio já teria explodido em rebeliões e motins”, comentou Nilmário, Ele também visitou o presídio de Lafaiete citando a normalidade e o trabalho desenvolvido entre os presos. Segundo ele, diariamente cerca de 4 presos são levados ao presídio que comporta hoje 280 presos. “Se não fosse a APAC teríamos quase 500 pessoas no presídio e seria uma situação insuportável”, classificou.

Ele comentou também sobre a construção da APAC feminina que dentro de 60 dias estará em funcionamento e vai receber cerca de 60 detentas de Lafaiete, Piranga e Congonhas. “Ela está sendo erguida com a própria mão de obra dos recuperandos, apoio da sociedade e com material feito pelos próprios presos. Hoje são 30 mulheres no presídio e com a conclusão da APAC feminina elas serão transferidas, liberando uma cela.

Nilmário elogiou também o trabalho do Juiz de Execução Penal, Paulo Roberto, para quem não compactua com cultura do encarceramento. O secretário também defendeu a distinção entre usuário e traficante.

Menores infratores

O secretário Nilmário Miranda deixou Lafaiete com um pedido especial e clamor do juiz Paulo Roberto: a instalação de um centro para adolescentes infratores. Hoje estes menores são levados a Juiz de Fora. Miranda disse, que o pleito será levado ao Governador Pimentel e a exemplo de Itaúna, Lafaiete pode ganhar uma APAC para adolescentes infratores.

Secretário visita a APAC de Lafaiete e cita como modelo para Minas/Reprodução

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade