24 de abril de 2024 19:11

Secretaria de saúde rebate críticas dos vereadores e salienta que vai prestar conta da área

Semana foi marcada de polêmicas Câmara/CORREIO DE MINAS

Diante da matéria sob o título “Vereadores endurecem discurso, exigem melhorias nos PSF’s e denunciam que médicos descumprem carga horária de 8 horas diárias”, postada na terça feira, dia 23, a secretaria municipal de saúde enviou nota em que rebate e contesta as declarações dos representantes municipais.

Leia nota na íntegra. “Diante da matéria que aponta problemas nas estruturas das unidades de saúde visitadas por vereadores, devemos ressaltar que essa secretaria de saúde já realizou diagnóstico situacional não só das unidades mencionadas como também de todos os outros prédios que compõem o serviço municipal.

Informamos que os serviços de reparo já foram solicitados ao setor competente para as providências cabíveis.  Essa secretaria aguarda que o setor de obras consiga realizar tais reparos o mais breve possível.

Outro ponto a ser destacado é que essa secretaria tem total interesse na mudança da unidade Santa Efigênia, prova disso é que seus pertences estão devidamente acondicionados para que não haja atraso para ocorrer tal mudança para outro imóvel que já se encontra em processo de locação. Vale lembrar que a Estratégia de Saúde da Família deverá estar alocada o mais próximo da comunidade assistida. Com relação à unidade Amaro Ribeiro já havia um cronograma de obras para o local e os trabalhos já iniciaram após a visita do legislativo.

Quanto à carga horária prevista a secretaria de saúde através da diretoria de atenção básica tem discutido o assunto junto às equipes. Assim que assumimos a gestão 2017/2220 já era de conhecimento da atenção básica a pactuação das 25 equipes da estratégia saúde da família, desde então, estamos trabalhando em conjunto com a nossa regional de saúde para a estruturação e organização de toda a documentação necessária para avaliação PMAQ.

Ressaltamos que, a avaliação do PMAQ, não e somente estrutural, mas, 85% representa toda a parte de desempenho da equipe que abrange a avaliação dos indicadores, auto avaliação e avaliação externa.

Informamos que o valor mencionado, destinado pelo deputado estadual Glaycon Franco encontra-se devidamente aplicado em conta específica e o plano de ação para o investimento deste recurso já se encontra em fase final de elaboração e posteriormente apreciação do conselho municipal de saúde.

A secretaria informa que o relatório quadrimestral dos períodos específicos serão apresentados primeiramente ao Conselho Municipal de Saúde em setembro a essa Casa Legislativa através de audiência pública. As demais informações serão prestadas tão logo o requerimento chegue ao setor competente.

Em suma, essa secretaria sempre esteve com as portas abertas não só aos representantes do legislativo, mas principalmente ao povo lafaietense que vem sofrendo por anos a fio, mas que encontra nesta administração o amparo, o apoio e o resgate à dignidade do cidadão. Não estamos aqui colaborando com a inércia do passado, mas sim, buscando saídas e tentando construir uma conselheiro Lafaiete melhor.

Muito já se fez em 7 meses de gestão e muito ainda há por fazer, mas para isso precisamos do apoio incondicional de todos, para que através desta união possamos buscar as melhorias necessárias na área da saúde nesta gestão séria e comprometida com os interesses do povo”.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade