Satisfeito em morar em Lafaiete e disposto a votar em candidato local, mais de 93 mil eleitores vão às urnas para decidir o futuro da região, do Estado e do País

 Quase 292 mil eleitores das região vão às urnas para as eleições gerais; Lafaiete tem 13 postulantes

Incredulidade, apatia e revolta foram os sentimentos que alimentaram as perspectivas de milhões de eleitores brasileiros neste ano. A partir das 8:00 horas, quando abrirem as urnas, inicia a maior festa de democracia. As eleições gerais deste ano determinarão o futuro de cada cidade, região, Estado e do País para os próximos quatro anos, motivo pelo qual é fundamental que cada eleitor faça a sua opção de modo consciente e com seriedade.

Assim, o sentido da democracia está na possibilidade de o cidadão exercer a soberania popular, que se concretiza pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto na escolha dos governantes. Daí, o eleitor tem em suas mãos um importante instrumento de mudança política e social: o voto.

Diante da liberdade e da igualdade no exercício da soberania popular, é fundamental que o voto seja consciente, pois esse é um fator preponderante para que se alcance um resultado satisfatório no pleito.

Os números

Mais de 70% dos lafaietenses gostam de morar na cidade e mais de 86% acreditam ser importante votar em candidatos de Lafaiete/ Foto Mario Gonçalves

 Em Lafaiete, 93.058 eleitores estão aptos a votar. È o 20º maior colégio eleitoral de Minas. Treze postulantes disputam a confiança deste universo, sendo 6 estaduais e 7 federais.

Congonhas tem o segundo maior colégio eleitoral da região com 40.775 e Ouro Branco é o 3º com 29.942. Nas duas cidades são 3 pretendentes.

O 4º maior colégio da região é de Carandaí (13.611eleitores). Em seguida vêm, Entre Rios de Minas com 12.183. Nas mais de 20 cidades são 291.700 eleitores que podem transformar o perfil da região. Na eleição o maior poder é do cidadão!

Lafaiete: bom de morar

Pesquisa encomenda pelo Projeto Voto Ético (PROVE) demonstrou 71,7% se consideram satisfeitos, enquanto que 12,3% dizem não estarem satisfeitos em morar na cidade, além de 16,0% que não estão nem satisfeitos e nem insatisfeitos.

Candidato da terra

Os entrevistados foram questionados ainda se pretendem votar em um candidato de Conselheiro Lafaiete ou que tenha uma base eleitoral forte na cidade e, neste caso, 60,9% disseram que pretendem votar num candidato de Conselheiro Lafaiete, contra 18,0% que afirmaram que não vão votar.

A pesquisa

O levantamento foi realizado de forma quantitativa, no período de 15 a 17 de setembro de, com uso de perguntas fechadas, com 400 entrevistas pessoais e utilização de questionário estruturado desenvolvido em conjunto pela MDA PESQUISA e CLIENTE. O intervalo de confiança de 95% tem margem de erro associada de 4,9 pontos percentuais, para mais ou para menos. Ele foi registrada no TSE sob nº 02780/2018.

Facebooktwittergoogle_plusFacebooktwittergoogle_plus

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *