Renda e emprego: reunião discute agricultura como alternativa econômica para os municípios

Resgatar o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), criação de hortas agroecológicas pelas associações de bairros e organização dos pequenos produtores visando a venda para escolas de Lafaiete foram ações sugeridas pelos participantes da reunião pública ocorrida na Câmara. O evento contou com a participação do Deputado Federal, Padre João (PT).  A reunião cotou com ampla adesão de segmentos organizados de mais de 10 cidades da região. O parlamentar traçou o histórico da criação do Consea e sua recente extinção pelo Governo Bolsonaro. Movimentos sociais brasileiros se organizam para a sua efetiva reativação.

O evento contou com a participação do Deputado Federal, Padre João (PT)/DIVULGAÇÃO

Padre João comentou a alternativa econômica para os municípios e geração e renda e empregos no campo e nas cidades através da agricultura familiar. Ele também mostrou sua bandeira de luta de seu mandato contra os agrotóxicos,

Durante a participação popular, representantes do setor manifestaram a importância da organização dos produtores. Um exemplo vem de Ouro Branco cuja entidade congrega 105 produtores que vendem mais de 60% da produção para as escolas de Lafaiete e região.  Outra experiência exitosa vem de Catas Altas da Noruega quando a agricultura familiar movimenta a  economia local com mais de 50 hortas e 100 associados. Outra sugestão foi a criação em Lafaiete de uma feira municipal de agricultura familiar.

O Deputado Padre João ouviu sugestões de direcionar emendas parlamentares para que as associações adquiram caminhões baú para a distribuição de produtos. A logística foi citada com um dos entraves na comercialização.

Moção de Repúdio

A Câmara Municipal de Lafaiete aprovou na última quinta-feira (25/04) moção de repúdio à PEC 006/2019, em tramitação na Câmara dos Deputados que trata da reforma da Previdência Social. O documento foi protocolado pela bancada do PT e assinados pelos 13 vereadores da Casa legislativa. A moção foi entregue ao Deputado Padre João (PT) pelos vereadores Chico Paulo, Fernando Bandeira e Pedro Américo.

 

Leia também: Padre João vem a Lafaiete para discutir segurança alimentar

Facebooktwittergoogle_plusFacebooktwittergoogle_plus

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *