Queluzito comemora 56 anos e promove homenagem a Folia de Reis de São Sebastião do Maracujá

Folias de Reis de São Sebastião do Maracujá comemora 80 anos de plena atividade/DIVULGAÇÃO

Hoje a pequena e acolhedora Queluzito comemora 56 anos e emancipação política. A prefeitura preparou uma festa para celebrar a data como também os 80 anos da mais tradicional manifestações culturais da região.

A Folia de Reis do São Sebastião do Maracujá celebra em grande estilo seu aniversário com um encontro regional de bandas.

Programação:

  • Dia 1 de março

Programação

  • 18:00 h – Concentração em frente ao Palco
  • 18:30 h- Cortejo na Praça Santo Amaro
  • 19:00 h – Missa Festiva
  • 20:00 h – Apresentação das Folias e Homenagens
  • 22:00 h – Apresentação do Grupo vivendo e Aprendendo (Coordenação: Fernando Menezes)
  • 23:00 h – Encerramento com show de banda local

A história

No início do século XVIII, os povoados foram surgindo em decorrência das expedições dos bandeirantes em busca de riquezas. As fazendas foram se erguendo em meio a abundante mata atlântica, às belas montanhas, rios e cachoeiras. Assim nasceu a pequena Queluzito. O arraial fundado na primeira metade do século XVIII recebeu como primeiro nome Santo Amaro. Foi Amaro Ribeiro quem construiu a primeira capela dedicada a Santo Amaro, a construção foi iniciada em 1726, terminando doze anos depois em 12 de março de 1738. Um dos primeiros povoadores de Santo Amaro foi o, inconfidente, José da Costa Oliveira, bisavô de Conselheiro Lafaiete Rodrigues Pereira. Em 31 de dezembro de 1943 o então já distrito Santo Amaro recebe a denominação de Queluzito. E com este nome foi elevado à categoria de cidade em 1962. O nome Queluzito é originado de uma pedra, que era abundante na região chamada de Queluzita. Esse nome foi alterado pelo prefeito da época, que decretou que a cidade deveria ser chamada de QUELUZITO.

Facebooktwittergoogle_plusFacebooktwittergoogle_plus

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *