25 de abril de 2024 07:44

Protagonismo regional: CODAP ganha adesão de Ouro Preto, Mariana e São João del Rei

Durante a 74ª Assembleia Geral Ordinária do Consórcio Público para o Desenvolvimento do Alto Paraopeba (CODAP), foi aprovado o ingresso dos municípios de São João Del Rei, Ouro Preto e Mariana, após os três terem solicitado ingresso no consórcio. Outro tema tratado foram os preparativos para que o Castra Móvel entre em funcionamento muito em breve nas cidades consorciadas. Representantes da Prefeitura de Caranaíba também participaram do encontro, realizado em Congonhas nesta terça-feira, 16, para conhecer de perto a equipe de trabalho, as possibilidades oferecidas pela entidade e já tentar resolver um problema de imediato. O prefeito de Congonhas e presidente de CODAP, Zelinho, e o vice do consórcio e prefeito de Entre Rios de Minas, José Walter, estiveram presentes ao lado de equipes técnicas das prefeituras e do próprio CODAP, além de outros convidados. O CODAP agora passa a ter 8 municípios filiados.

das prefeituras e do próprio CODAP, além de outros convidados.

São João Del Rei
Mariana
Ouro Preto

A secretária municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente da Prefeitura de Caranaíba, Natália Patrícia de Souza, que esteve acompanhada da coordenadora da EMATER/IMA daquela cidade, Larissa Oliveira Barbosa, disse que a Prefeitura está enfrentado um desafio muito grande para atender demandas em diversas áreas, inclusive nas da agricultura e da pecuária. “Obtivemos algumas informações sobre o consórcio, em seguida recebemos o convite e viemos para conhecer mais sobre os serviços que ele disponibiliza. Já percebemos que valeu muito a pena participar da reunião, porque conversamos com os municípios consorciados e de cara estamos levando para o prefeito Marcos Bellavinha  a possibilidade de solução para o problema do transporte de escória, a fim de melhorar as condições de nossas estradas, já que o CODAP possui uma Ata de Registro de Preço vigente de transporte, da qual poderemos nos beneficiar de imediato, enquanto gastaríamos de 30 a 45 dias para realizar o processo licitatório. Então vale muito apena e estamos muito felizes”.

Natália vislumbra outras formas de suporte do CODAP ao setor agrícola e pecuário de seu município e aos vizinhos Capela Nova, Cristiano Otoni e Santana dos Montes. “Temos um grande produtor de uva que precisa encontrar mais consumidores para sua safra, que ela cresceu bastante. O próprio Centro de Referência da Agricultura Familiar pode nos ajudar. Este seguimento é muito forte em nossas cidades e não conseguimos usar esta força ainda. Não conseguimos cumprir com o mínimo exigido por lei com relação à Agricultura Familiar. Descobrimos agora que as escolas estaduais também estão com dinheiro em conta, parado e que é destinado à compra de alimentos para a merenda escolar. Há ainda fabricantes de queijo e mussarela, daí a importância da formalização pelo Sistema de Inspeção Regional, que está em fase de criação pelo consórcio. Todos os municípios possuem problemas parecidos e através do consórcio público podem encontrar soluções comuns”, completa.

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade