Projeto social “Turma do bem” vai beneficiar 30 alunos com tratamento dentário gratuito

Darci Tavares, Ivania Patrícia de Souza, a diretora da escola, Mara Cristina Simões Oliveira e a cirurgiã dentista, Ana Luiza e alunos beneficiados
Darci Tavares, Ivania Patrícia de Souza, a diretora da escola, Mara Cristina Simões Oliveira e a cirurgiã dentista, Ana Luiza e alunos beneficiados/Foto:Divulgação/PMCL

Um projeto social vai beneficiar alunos da Escola Municipal “Marinho Fernandes”, do bairro São Judas Tadeu, em Conselheiro Lafaiete. Nesta segunda-feira 28/03, foi firmada a parceira entre a escola e o “Dentista do Bem”, o projeto faz parte do programa “Turma do Bem”, que reúne pessoas e instituições que trabalham para colocar em prática ações que visam o bem da sociedade.

Por meio do projeto a escola foi contemplada com o tratamento odontológico completo e gratuito para 30 alunos com idades entre 11 e 18 anos. Os estudantes foram selecionados após passarem por triagem e análise socioeconômica com prioridade para os mais carentes, com maior necessidade de tratamento da saúde bucal e que estão mais próximos de inserção no mercado de trabalho.

A cirurgiã-dentista e coordenadora regional do projeto “Dentista do Bem”, Ana Luíza Baêta de Miranda, explicou que foram realizados exames bucais de 74 alunos, as fichas foram enviadas para o escritório da Turma do Bem (TdB) em São Paulo, sendo selecionados 30 adolescentes. Segundo ela, os alunos receberão gratuitamente orientações de saúde bocal, restaurações, tratamento de canal, aparelhos e próteses. “Espero que outros dentistas conheçam o nosso trabalho e se interessem em se tornarem voluntários. Se cada dentista da cidade ajudasse pelo menos um jovem, esses pacientes teriam a oportunidade de transformar seu sorriso, de melhorar sua autoestima, curar sua dor e sorrir sem medo”, disse Ana Luiza que também contou com o apoio da Clínica Radiológica Radiodonto na doação dos exames radiográficos necessários para os estudantes, 

Informática

O programa “Turma do Bem” atua em várias áreas. Além do tratamento odontológico para o grupo citado acima, outros 11 alunos foram contemplados com vagas gratuitas para realização de um curso de informática oferecido gratuitamente pelo Instituto Mix de Profissões, com duração em torno de 10 meses. Os estudantes vão receber todo o material didático.

O vice-prefeito e secretário municipal de Educação, Darci Tavares agradeceu os parceiros e ressaltou que a Escola Marinho Fernandes é a  primeira na região a ser beneficiada com o programa “Turma do Bem”. “Tanto o tratamento odontológico como o curso de informática vai beneficiar vários alunos que não teriam condições de pagar por estes serviços”, frisou o secretário.

 

Turma do Bem

 

Em 1995, o cirurgião-dentista Fábio Bibancos lançou “Um Sorriso Feliz para o seu Filho”, um livro sobre prevenção, e começou a fazer palestras para pais e alunos em escolas privadas. Em seguida, passou a ir a escolas públicas, onde as mães sempre lhe mostravam a situação da boca de seus filhos. A prevenção não funcionava mais para aquelas crianças: elas já precisavam de tratamento curativo. Fábio Bibancos passou a atender algumas delas gratuitamente em seu próprio consultório e havia muitas crianças que precisavam de tratamento. A partir daí ele pediu a ajuda de amigos e começaram a oferecer tratamento odontológico gratuito para jovens de escolas públicas.

Oficialmente a Turma do Bem foi aberta em 2002. Atualmente a organização está presente em todo o Brasil, Portugal e em 10 países da América Latina. Em 12 anos o programa já encaminhou cerca de 48 mil crianças e adolescentes para tratamento odontológico. Hoje a rede de voluntários reúne quase 15 mil dentistas.

Facebooktwittergoogle_plusFacebooktwittergoogle_plus

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *