Projeto Luminotécnico externo é novidade na Matriz de Itatiaia

Matriz de Itatiaia (Ouro Branco/MG) está pronta para inaugurar sua iluminação externa. O projeto contempla o adro que circula o templo e foi promovido pela Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis, com aprovação do Iphan, do então Ministério da Cultura (hoje Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo) e da Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico de Ouro Branco, com patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Fundo do Patrimônio Histórico do Conselho de Política Cultural de Ouro Branco. A iluminação externa será inaugurada no dia  1º de dezembro de 2019, a partir das 18h, no adro da Matriz.

 

O projeto luminotécnico exterior foi feito pelo engenheiro Webert Leite Barbosa, também responsável pela iluminação interna da Matriz de Itatiaia. Para a execução do projeto, foram fabricados projetores exclusivos, em parceria com a empresa Ômega, sediada em São Paulo. Os equipamentos são de elevado desempenho técnico, com baixo consumo e grande vida útil, para garantir, além da boa iluminação, durabilidade para o uso externo e custos menores com energia e manutenção. Toda a instalação está subterrânea, e as luzes são de LED, que facilita a manutenção pela comunidade de Itatiaia e valoriza o patrimônio histórico. Webert enfatiza que o projeto tem o objetivo de valorizar o monumento e permitir sua apreciação também à noite. “É de fundamental importância para o patrimônio, o empenho da comunidade com a sua preservação. A missão de cuidar e preservar de patrimônios históricos, deve ser diária, e a Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis, junto com a comunidade de Itatiaia, desempenha este papel muito bem”, completa.

 

O projeto luminotécnico externo à Matriz de Santo Antônio, além de destacar o patrimônio tombado pelo Iphan, também colabora com a segurança do bem. Em 1994, a Matriz de Itatiaia sofreu um arrombamento e vários bens móveis foram levados. A comunidade, então, se mobilizou para proteger as imagens, os paramentos e as vestimentas. Hoje, a Matriz é segurada com alarmes e câmeras de segurança. “A iluminação externa vai colaborar ainda mais para inibir tentativas de roubos”, afirma Wilton Fernandes, presidente da Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis, que reúne a comunidade de Itatiaia em torno da preservação da cultura e do patrimônio locais. A Associação encabeça uma campanha pela recuperação das peças furtadas, para que elas possam retornar à comunidade.

 

No dia seguinte, 1º de dezembro de 2019, de  07h30 às 17h, Itatiaia recebe a Feira de Artesanato e Gastronomia. O adro da Matriz de Santo Antônio se enche de barraquinhas, com exposição de artesanato local e venda de comidas típicas, em uma grande mostra da cultura da localidade. Tem bordados e trabalhos manuais, produzidos localmente, e a culinária característica do povoado: frango com quiabo e angu, pastel de angu, costelinha com ora-pro-nobis, feijão tropeiro, caldos e bebidas. Esta edição homenageia os 40 anos da 65ª Cia de Policia Militar de Ouro Branco e vai contar com a apresentação da Banda Amos da Polícia Militar.

 

O primeiro destacamento policial militar se instalou em Ouro Branco no dia 9 de abril de 1976, sob o comando do Sargento Wilson da Silva Matos, contando com cinco soldados. Em 1978, foram elevados à categoria de Pelotão, pertencendo à 2ª Cia. / 9º BPM, de Conselheiro Lafaiete. Em 22 de novembro de 1979, foi instalada a 65ª Cia. PM em Ouro Branco. Atualmente, a Cia. é comandada pelo Capitão PM André Rezende.

 

 

Bem-Te-Vis 

Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis iniciou suas atividades em novembro de 2001. Tudo começou com a criação do Coral Os Bem-Te-Vis, da Biblioteca Comunitária Professor Reinaldo Alves de Brito e do Grupo de Artesanato Arteaia. A Biblioteca Comunitária Professor Reinaldo Alves de Brito começou que a ser montada em 2001, com a doação de dois mil volumes. Seu acervo cresce constantemente, com doações de pessoas físicas, empresas e instituições. Atualmente, ultrapassa mais de seis mil livros, com ênfase em literatura de todos os gêneros e para todas as idades, além de jornais, revistas e enciclopédias. A biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h e, além dos livros, oferece espaço para leitura e pesquisa gratuita na internet. Entre os parceiros da Associação estão o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Secretaria Especial da Cultura, empresas públicas e privada e a comunidade de Itatiaia. Em 2019, a Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis comemora 18 anos de intenso trabalho em prol da cultura de Itatiaia.

 

Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis é responsável pelo restauro da Matriz de Santo Antônio, em Itatiaia. A igreja foi construída na primeira metade do século XVIII por iniciativa das irmandades do Santíssimo Sacramento, Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e São Benedito. Apresenta duas etapas distintas de construção. A parte dos fundos do templo (capela-mor e corredores laterais) foi executada em estrutura de madeira com vedação de pau-a-pique que comprova ser a capela original. A ela foram acrescidas, posteriormente, a atual nave, as torres e o frontão, em pedra. (Fonte: Iphan)

 

A Matriz precisava de intervenções de restauro e a comunidade se uniu para buscar formas de viabilizar as obras. A construção do projeto, sua aprovação junto aos órgãos responsáveis e a busca por patrocínio foram realizados pelos moradores de Itatiaia, por meio da Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis. O projeto previu o restauro dos elementos integrados da Matriz (altares, arco cruzeiro, púlpitos, pia batismal e coro) e das imaginárias, além da reforma do piso e da laminação do telhado, com instalação de sistema de câmeras, alarme e proteção contra incêndios. A partir de então, a comunidade de Itatiaia está unida para manter a Matriz em todo o seu esplendor. Assim, é natural que a Matriz de Santo Antônio esteja, agora, aberta à visitação.

 

O trabalho de restauro dos bens integrados e Acervo de Imaginárias da Matriz de Santo Antônio foi realizado pela Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis, em parceria com o Banco  Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e com o apoio Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), da Secretaria Especial da Cultura e do Governo Federal. O projeto contemplou a recuperação do interior da construção e seus elementos artísticos como retábulos, púlpitos, arco-cruzeiro, balaustrada da nave, coro e pia batismal. Também foram contempladas a reforma do assoalho, a instalação de câmeras de segurança, a laminação do telhado e a restauração e conservação do acervo de imaginárias.

 

Facebooktwittergoogle_plusFacebooktwittergoogle_plus

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *