Projeto da Gerdau é case de sucesso na área de Mineração

O Projeto de Manutenção Compartilhada no Beneficiamento Mineral da Gerdau foi premiado pela Revista Minérios & Minerales, durante o VIII Workshop Redução de Custos na Mina e na Planta, realizado no mês de maio em Belo Horizonte.

Organizado pelo oitavo ano consecutivo pela revista, o Workshop se tornou um fórum tradicional dedicado ao intercâmbio de projetos de sucesso e recebeu profissionais de Mineração de todo o Brasil, em busca de produtos e serviços consagrados para reduzir os custos de suas operações. O evento apresentou os melhores cases em redução de custos entre as 200 Maiores Minas Brasileiras.

O projeto da Gerdau executado nas Mina de Várzea do Lopes (Itabirito/MG) e Miguel Burnier (Ouro Preto/MG) buscou o aumento da produtividade, desenvolvendo a capacidade de implementação da prática de atividades de manutenção e inspeção feitos pelos Operadores Mantenedores. O objetivo era implantar a manutenção compartilhada na Unidade de Tratamento de Minérios II e consolidá-la na Unidade de Tratamento a Seco de Várzea do Lopes, melhorando a sinergia dentro da Gerência de Beneficiamento Mineral.

Cerca de 50 colaboradores das áreas de Beneficiamento Mineral e de Pessoas foram envolvidos com as mudanças estruturais do projeto. Para execução da proposta, não houve investimentos diretos, apenas aproveitamento da mão de obra.

Como resultados, houve aumento da produtividade das operações, redução de custos com a otimização do quadro de pessoal, melhoria na eficiência dos processos e desenvolvimento de “carreira em Y”, em que a carreira operacional se abre para as duas vertentes, manutenção e operação. Financeiramente, os resultados representaram uma economia de 18% nos gastos com pessoal de turno.

O programa é aplicável nas estruturas operacionais em que existe a distinção na rotina de Operação e Manutenção. Agora, a empresa está empenhada em expandir o conceito para outras unidades.

Facebooktwittergoogle_plusFacebooktwittergoogle_plus

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *