Prefeitura de Lafaiete em parceria com AMALPA realizou o curso de Prevenção e Combate a Incêndio e Primeiros Socorros 

Nos dias 01, 02, 05 e 06 foi realizado na sede da AMALPA – Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Paraopeba e na Escola Municipal Napoleão Reis, o curso de Brigadista Orgânica – Nível Intermediário: Prevenção e Combate a Incêndio e Primeiros Socorros.

O curso foi promovido pela Prefeitura Municipal de Conselheiro Lafaiete através de um requerimento do Prefeito Mário Marcus, do Secretário Municipal de Educação Moisés Matias, do Secretário Municipal de Defesa Social Rolff Ferraz e do Coordenador de Defesa Civil Augusto Júnior. A AMALPA prestou todo o apoio técnico ao curso através do Presidente Célio Pereira de Souza e do Secretário Executivo Claudionei Nunes, onde mobilizou a equipe parceira da associação, o PAS – Praticidade Ambiental e Serviços para ministrar o curso, coordenado pelo Consultor de Defesa Civil da AMALPA Ademir Inácio, para a capacitação das 04 turmas de servidores das creches e escolas municipais de Conselheiro Lafaiete.

O Deputado Estadual Glaycon Franco prestigiou o curso e tratou da importância do mesmo para os servidores: “Muitas vezes ocorrem situações em nosso cotidiano que não sabemos qual providência tomarmos, seja nas escolas, no trabalho ou em nossas residências. É muito importante essa capacitação para que possamos agir de imediato até que o socorro chegue, seja com engasgos, fraturas, queimaduras, como lidar em acidentes com botijões de gás, dentre outras situações apresentadas aqui”.

O conteúdo programático foi dividido em duas partes:

  • Prevenção e Combate a Incêndio: teoria e propagação do fogo; responsabilidade do brigadista; classes de incêndio e devidas técnicas de prevenção; estudo de equipamentos e ensino do uso dos mesmos, sendo, os de proteção individual, combate a incêndio (extintores, hidrantes, mangueiras) e de detecção (alarmes, placas de emergência e comunicações); riscos específicos e psicologia em emergências.
  • Primeiros Socorros: avaliação inicial (cenário, mecanismo de lesão e número de vítimas); vias aéreas; reanimação cardiopulmonar; desfibrilação; estado de choque; hemorragias; fraturas; ferimentos; queimaduras; emergências clinicas; movimentação, remoção e transporte de vítimas.

Baseando-se na lei 13.722/2018, sancionada em outubro, que determina que todos os estabelecimentos de ensino de educação básica da rede pública e privada deverão capacitar professores e funcionários em noções de primeiros socorros, a previsão é que até o final deste ano todos os servidores estejam capacitados, sendo que, o curso tem validade de 02 (dois) anos.

Veja as fotos a seguir:

IMG 4232 (1) IMG 4186 IMG 4198 IMG 4215 IMG 4206 IMG 4232 IMG 4249 IMG 4265 IMG 4267 IMG 4309 IMG 4322 IMG 4339 IMG 4324 IMG 4291 IMG 4374 IMG 4354 IMG 4363 IMG 4362 IMG 4370 IMG 4366
Facebooktwittergoogle_plusFacebooktwittergoogle_plus

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *