23 de abril de 2024 20:36

Prefeitura de Itaverava comemora início das obras do Cassarão do Padre Taborda

: A Secretária de Cultura, Michelle Nunes, e os proprietários da empresa que reformará casarão Padre Taborda/Divulgação
A Secretária de Cultura, Michelle Nunes, e os proprietários da empresa Restaurare Construtoraque reformarão o casarão Padre Taborda/Divulgação

A prefeitura de Itaverava, através da Secretaria Municipal de Cultura, deixa um grande legado para as futuras gerações na preservação do rico patrimônio histórico.

Começou há dois dias a reforma do Casarão do Padre Taborda, um dos mais importantes patrimônios históricos de Minas Gerais.
Através de um esforço conjunto entre a prefeitura e o Ministério Público foi possível exigir, via judicial, o financiamento do IPHAN, de cerca de R$900 mil para as abras emergenciais para salvaguardar a deterioração do imóvel.

A empresa Restaurare Construtora executará serviços da primeira etapa das obras emergenciais do sobrado que deve dura até 12 meses.

A restauração e recuperação dos elementos artísticos serão uma segunda etapa da obra. “Foi uma vitória do patrimônio de Itaverava e de Minas, fruto do esforço em conjunto com o Ministério Público. A cidade ganha sua maior obra na preservação de sua história dos últimos anos. Agradecemos também ao Secretário de Estado da cultura,

Ângelo Oswaldo“,  disse Michelle Nunes, Secretária Municipal de Cultura.

Já o prefeito Municipal, Nicolau Carvalho, comemorou o feito como a maior obra de investimento em patrimônio histórico de Itaverava. “È um grande saldo que vamos deixar para as futuras gerações”, disse.

A obra

A reforma emergencial do Casarão do Padre Toborda, um dos últimos exemplares vivos do século XVIII, foi fruto de uma parceria entre o Ministério Público (MP) e a Prefeitura Municipal de Itaverava. Após mais de uma década de descaso, o MP acionou a IPHAN na Justiça e conseguiu que órgão fosse obrigado a realizar as obras de reformas emergenciais no valor de quase de R$ 900 mil. A ordem de serviço foi expedida pelo IPHAN.

A história

O IPHAN tombou o Casarão do Padre Taborda em 1993 pela sua importância histórico-cultural. Ali foi residência do primeiro vigário colado na Freguesia de Santo Antônio de Itaverava, Padre Manuel Ribeiro Taborda. O período de atuação do religioso no local, 1752 a 1788, indica a data de sua edificação.

As pinturas artísticas do Sobrado – sua tipologia, qualidade e materiais usados datam do mesmo período de execução das da Igreja de Santo Antônio– início do séc. XIX – e seriam do mesmo artista, Manoel da Costa Athayde, o Mestre Athayde.

A cidade de Itaverava, que abriga esse importante acervo histórico e artístico, foi dos primeiros arraiais mineiros, tendo se originado das incursões bandeirantes que precederam ao ciclo de descobrimento do ouro. É, ainda, considerado o primeiro local dessa descoberta em 1694, embora essa riqueza não tenha ali prosperado. “A vitória é da cultura de Minas e de Itaverava”, finalizou a secretária de cultura, Michelle Nunes.

Ação

Na ação o próprio IPHAN elaborou laudo pericial que atesta o estado crítico de conservação do casarão e aponta como solução para o problema a elaboração e a execução imediatas de projeto de restauração da edificação.

Após as contendas judiciais o MP conseguiu uma vitória em favor da cultura itaveravense salvando um exemplar do século XVIII quem contava com a sorte para permanecer de pé. Na ação, o MP demonstrava “cabalmente que existe um seríssimo risco de que o Sobrado do Padre Taborda venha a entrar em colapso estrutural”.

Os laudos apontam que os elementos da sua estrutura, bem como os demais elementos da sua arquitetura e decoração estão comprometidos pela ação dos cupins e umidade.

 

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade