Prefeitura de Congonhas já leva internet gratuita a 35 pontos da cidade

Para facilitar a autenticação do celular do usuário, a Prefeitura e os estagiários que cursam Engenharia de Telecomunicações na UFSJ/Campos Alto Paraopeba, Gabriel Bernardo Martins e Vinícius Andrade, criaram o aplicativo Congonhas App, que pode ser acessado sempre que o serviço de internet gratuita for utilizado. Basta adicionar o Congonhas App no seu celular.

O usuário também pode visualizar, através do Congonhas App, o mapa de pontos de internet gratuita disponíveis pela cidade, além de ter acesso às informações atualizadas do Município.

Ao ter acesso ao sinal gratuito de internet no SINE Congonhas, o trabalhador pode acessar o App do SINE Fácil e adquirir as cartas de encaminhamento de vagas de emprego, o que facilita sua vida e dessobrecarrega a equipe de atendimento presencial.

Carpinteiro morador do bairro Alvorada , Wagner Feitosa Souza já utilizou o serviço em outros pontos da cidade. “Já o usei na praça JK e na Rodoviária. Achei ótimo tê-lo também aqui no SINE, porque, enquanto aguardamos algum atendimento, verificamos as redes sociais e  o aplicativo SINE Fácil”, opina.

 

Érica Santos Ribeiro, do Campo das Flores, do Campo das Flores, diz que o sinal de internet pago no bairro costuma falhar e que esta nova opção vai agradar muito aos moradores. “Esta internet gratuita vai ser muito boa pra nós, moradores do bairro. Enquanto aguardamos o atendimento médico, a gente verifica as postagens. Tem muita gente aqui que não tem internet no celular e vai vir aqui perto do posto de saúde pra usá-la”, aposta.

Marrani Christiane Paula Diniz, do Alto do Cruzeiro, (foto em destaque) diz que a Prefeitura instalou o que faltava na praça, que está sendo ampliada, e que fica junto à quadra poliesportiva do bairro. “Esta foi uma ideia boa, que ajuda quem não tem condições de ter internet em casa, vem para a praça, bate um papo com a galera e usa a internet. Fica bastante gente de todas as idades reunida na praça, já temos os bancos com sombra, a academia, a quadra, agora tem a internet também, tem de tudo, não está faltando nada”, garante.

Já são mais de 51 mil acessos ao Hotspot Congonhas no ano.

O sistema foi implantado em novembro de 2018 e, desde então, já contava com pontos de conexão de internet gratuita no entorno da Alameda das Palmeiras, Biblioteca de Lobo Leite (Estação ferroviária), UBS’s do Alvorada, Joaquim Murtinho, Esmeril, Lobo Leite, Santa Quitéria, Vila Cardoso,  Vila Marque/Mathias, Pequeri, Jardim Profeta, ginásios poliesportivos do Alto Maranhão, Dom Oscar, Nova Cidade e Poliesportivo Central (Praia), Escola M. Odorico Martinho da Silva (Pires), QG da Inovação (Rosário), Museu Congonhas (anfiteatro e área interna), Santuário do Senhor Bom Jesus de Matozinhos, Praça Dom Silvério (Matriz), Praça da Rodoviária, Praça do Dom Oscar, Praça JK, Romaria e UPA 24H.

Os pontos de acesso gratuito à internet estão recebendo placas de identificação, informando o nome da rede Hotspot Congonhas.

Ponto de ônibus da praça JK já recebeu placas de identificação do Hotspot Congonhas.

Hotspot é a denominação de um determinado local onde uma rede sem fio (tecnologia Wi-Fi) está disponível para ser utilizada. Esses pontos geralmente são encontrados em locais públicos, com grande circulação de pessoas, onde é possível conectar-se à internet em computadores portáteis, smartphones e tablets.

Segundo o diretor de tecnologia da Prefeitura, Wanderson Leão, responsável pela elaboração do programa, “o acesso é livre a qualquer página da internet, exceto as que são reguladas pelo Marco Civil, como por exemplo, páginas de conteúdo pornográfico e prostituição. Isso é automaticamente bloqueado”.

De acordo com o Secretário Municipal de Administração Sandro Cordeiro, “este aplicativo visa facilitar o acesso dos cidadãos à internet gratuita, bem como, tornar-se mais um veículo de informação das ações desenvolvidas pelo governo municipal”.

Facebooktwittergoogle_plusFacebooktwittergoogle_plus

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *