Prefeitos criticam extinção de municípios em reunião da AMALPA

Dep. Glaycon / DIVULGAÇÃO

No dia 06/12, foi realizado no município de Casa Grande à 245ª Assembleia Ordinária da AMALPA – Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Paraopeba. Compuseram a mesa de honra, o Presidente da AMALPA e Prefeito de Queluzito Célio Pereira de Souza, o Prefeito anfitrião Luiz Otávio acompanhado de seu vice Reinaldo Alimateia, o Deputado Estadual Glaycon Franco, o Delegado Regional de Conselheiro Lafaiete João Marcos de Almeida, o Psicólogo especializado em dinâmica de grupo Osvaldo Argollo, a Assessora Institucional da Superintendência Regional de Ensino de Conselheiro Lafaiete Alessandra Kelly e o Tenente do 31º Batalhão da Polícia Militar Fabiano Rocha representado pelo CBPM Allan Francis.

O Secretário Executivo Claudionei Nunes deu início à reunião com a execução do Hino Nacional e a apresentação de um vídeo institucional da cidade de Casa Grande.

O Presidente da AMALPA Célio Pereira fez os cumprimentos iniciais e demonstrou insatisfação com a proposta do Governo para a extinção dos municípios com menos de 5 mil habitantes: “Estou aqui para defender os municípios menores, visto que é absurda essa tentativa de extinção. Depois da criação desses municípios, só ocorreu melhorias na qualidade de vida dos moradores aumentando o índice de saúde, educação, moradia, onde nos aproximou mais da população, sendo que antes, como

distritos de cidades maiores não recebiam a atenção devida. A solução não é extinguir esses municípios, pois não teria economia, já que o ônus passaria para uma cidade maior, é necessário que se exija dos municípios a responsabilidade fiscal e a aplicação correta dos recursos, visto que várias cidade menores

Palestrante Alessandra Kelly / DIVULGAÇÃO

são exemplos positivos. Nós da AMALPA juntamente com a CNM (Confederação Nacional de Municípios) e a AMM (Associação Mineira dos Municípios) estamos nos mobilizando juntamente com os parlamentares, para que seja derrubado esse projeto no Congresso, pois afetará diretamente a população reduzindo consideravelmente a qualidade de vida”. E aproveitou a última reunião sob sua gestão como presidente para fazer um balanço: “Aproveito para agradecer todos meus colegas prefeitos pelo apoio que me deram. Trabalhamos buscando o melhor para a região, buscando recursos e projetos para os municípios e estamos colhendo os frutos, como a termoelétrica de Queluzito, que surgiu numa reunião da AMALPA e hoje é um projeto estratégico do Governo do Estado. O papel da AMALPA é buscar o fortalecimento dos municípios encurtando o caminho até a fonte de recursos para manter a gestão financeira”.

O Deputado Estadual Glaycon Franco, como em todas as reuniões ao decorrer do ano, esteve presente e salientou a força que os pleitos dos municípios assumem quando são defendidos de forma consorciada, como acontece na AMALPA: “Me sinto feliz e gratificado por ter podido participar de todas as reuniões da AMALPA porque, honestamente, este é um legado que quero deixar para a posteridade: mostrar que precisamos estar unidos para sermos fortes. Só iremos conseguir resolver os problemas que são comuns

Palestrante Osvaldo Argollo / DIVULGAÇÃO

a todos os cidadãos e cidadãs que habitam a região englobada pela AMALPA – entidade que representa tantas cidades, discutindo coletivamente. É assim que temos feito e, por isso, obtivemos importantes conquistas, seja pelo encaminhamento de projetos de lei ou pela liberação de recursos para fazer frente a essas demandas, que são crescentes ano a ano”.

O Psicólogo especializado em dinâmica em grupo abordou sobre diversos assuntos relacionados à motivação e união, tendo como principal tema “O futuro está no ser humano”.

A Assessora Institucional da Superintendência Regional de Ensino de Conselheiro Lafaiete tratou sobre as diretrizes do Governo do Estado para a educação, entre outros tópicos de extrema relevância para os prefeitos e munícipes.

Estiveram presentes os prefeitos de Conselheiro Lafaiete Mário Marcus, de São Brás do Suaçuí Elias Ribeiro, de Caranaíba Marcos Bellavinha, de Entre Rios de Minas José Walter, de Congonhas José de Freitas representado por seu vice Arnaldo Ozório e de Cristiano Otoni Márcio José representado por seu vice José Élcio.

FacebooktwitterFacebooktwitter

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *