Prefeito de Itaverava entra na Justiça contra perfil e Justiça reconhece direito a liberdade de opinião

Igreja s antonio itaverava
Patrimônio histórico e religião: cidade comemora Festa do padroeiro Santo Antônio esta semana

Nicolau Carvalho acionou os tribunais contra “Roberto Carvalho” que faz denúncias contra a administração mas perdeu nas duas instâncias; perfil é sensação na cidade e políticos temem sua ira jornalística em tom de satírico

 

Nossa reportagem entrou em contato com o perfil do facebook Roberto Carvalho. Sob este pseudônimo ele a sensação jornalística da região onde faz críticas direcionadas a administração do prefeito Nicolau Carvalho como também da Câmara Municipal. Através de seus perfil e mantendo o anonimato, enviamos a ele uma série de perguntas nas quais ele contou um pouco da perseguição que sofre dos políticos locais inclusive alvo de ações judiciais nas quais saiu vitorioso. Diariamente ele posta em sua página comentários e denúncias contra os desmandos locais.

Agindo como fiscalizador ele recebeu a ira dos políticos, mas segue firme na sua saga de vigiar o poder político. Roberto Carvalho revelou que pode até ser candidato em Itaverava. Lei a seguir a entrevista na integra!

 

CORREIO- Quando você criou o perfil e qual o objetivo?

RC- Criei o perfil do Roberto Carvalho, junto com a página “Itaverava Denúncia”, em Fevereiro de 2013, onde com apenas um mês desta atual administração, pude observar inúmeras irregularidades e não percebi nenhuma movimentação opositora na Câmara de Vereadores o que acontece até hoje, faltando pouco mais de seis meses para o término do mandato. Desta forma, achei que a maneira de cumprir com o meu papel de cidadão, seria através da rede social poder
mostrar para toda população a forma errada e prejudicial de administrar uma cidade. A começar pela enorme quantidade de profissionais de outras cidades, incluindo três Secretárias que não poderiam jamais assumir tais secretarias por infringir o Artigo 92 da Lei Orgânica Municipal, onde exige que todos Secretários residam em Itaverava. Na época eu pensei, se o Prefeito colocou estas três Secretárias ilegais, ou ele não conhece a Lei Orgânica Municipal, ainda que seja seu terceiro mandato ou afrontar a Lei é algo corriqueiro.

CORREIO- Você sofreu pressão? Que tipo?
RC- Recebi algumas ameaças em meu perfil no Facebook, onde as mesmas foram copiadas e divulgadas para que caso algo aconteça comigo, os principais suspeitos já estão apontados por mim e entregues ao departamento jurídico. No ano de 2014, com 1 ano e 8 meses de trabalho, apontando inúmeras irregularidade da atual administração através do Facebook, o Prefeito entrou com um processo contra o meu trabalho, onde me acusou de CRIMINOSO, MENTIROSO, AGRESSOR e que DENIGRO o nome de Itaverava. Infelizmente muitas pessoas tentam se defender atribuindo seus próprios defeitos ao outro, mas isto é atitude de pessoas desprovidas de inteligência e devemos respeitá-las, mas não tolerá-las por mais 4 anos. No entanto ao acusar me disso tudo, ele foi derrotado em Primeira e Segunda Instância. Pois tudo que eu digo é VERDADE, eu não trabalho com mentiras e politiquinhas. Faço o meu trabalho sem ter que inventar nada, mesmo porque não existe motivos para inventar, são tantas irregularidades que somente um tolo inventaria algo. Se a intenção de processar-me foi de amedrontar-me, se enganaram redondamente. Quem deve temer é quem está errado. Eu não temo! A geração dos meus pais, foi torturada, exilada e morta para que hoje eu tivesse o direito de expressar o que penso e que hoje eu tivesse o meu direito respeitado quanto à liberdade de expressão. Recebi desta geração, um país Democrático de Direito, a mesma democracia que dá o direito ao político de ocupar um cargo público, também me dá o direito de fiscalizar. Portanto, medo é um dos sentimentos mais adormecidos que tenho.

CORREIO- Houve processo do prefeito e de outras autoridades?
RC- Respondido parcialmente na pergunta anterior – No próximo mês, eu me mostrarei e deixarei o pseudônimo de lado, pois é momento de entrar na luta real. E já recebi recado de que serei processado. Pois que juntem todos os documentos que pensam que seria passível de processo, e que processem. A Justiça está aí é pra isso mesmo e se esta Justiça entender que estou errado, eu acatarei o que ela determinar. E jamais ficarei usando brechas da Lei para procrastinar o cumprimento do meu erro. Assim como faz certo político!

Casarão Itaverava
Casarão Padre Taborda: descaso e abandono

CORREIO- O que eles queriam? Calar sua boca?
RC- Quando fui processado pelo atual Prefeito na condição de pessoa física, com certeza era querer fazer calar-me. Agora, o receio é outro, de que eu possa ser um futuro candidato. Não sei ainda se entrarei nisso! O meu objetivo é ajudar Itaverava, pode ser até que faça através da política ou não. Candidatar-se a Vereador, por exemplo, é uma atitude de extrema RESPONSABILIDADE, política não é esporte. Política é muito mais que isso, Política é a vida de todos moradores de uma cidade que está em jogo, mas é um jogo da vida e não esporte como muitos que acham que vale tudo para se eleger. Portanto, essa ameaça de que me processarão quando eu me mostrar, é porque temem que o que já era ruim irá ficar pior.

CORREIO- Qual a decisão do Juiz?
RC- A decisão do Juiz foi de que o que eu faço é LEGAL! Não têm mentiras, não sou criminoso, não agrido e jamais maculo o nome de Itaverava.

CORREIO- Por que você mantém o anonimato?
RC- Eu não faço uso do anonimato! Anonimato é CRIME, conforme está na Constituição Federal. Eu faço o uso de um PSEUDÔNIMO, pois veja, se o Prefeito entra com um processo contra o Facebook, pedindo à Justiça que após a retirada do meu perfil sejam passadas todas coordenadas para que desta forma me rastreiem e me localizem, logo eu não sou anônimo! Se sabem como chegar até a mim, eu deixo de ser anônimo para usar um pseudônimo o que é LEGAL. Utilizo o pseudônimo de Roberto Carvalho, por uma questão estratégica. Desta forma, os que cometerem irregularidades ficam “perdidos” de como e quando o fato foi descoberto. Tudo dentro da Lei. Um agente fiscalizador que usa de pseudônimo é muito melhor do que àquele que todos sabem que é um fiscal.

CORREIO- Considerações
RC- Desde o início deste meu trabalho, sofri com processo e ameaças, porém se você acredita que está no caminho correto, no caminho da LEI, cumprindo com o seu papel de cidadão, não há o que temer. Quem tem que temer é quem de fato deve. Hoje com essa excelente ferramenta chamada REDE SOCIAL, os “pseudos coronéis” terão que se adaptar, e largar o rádio à pilha com bombril na ponta da antena e entrar na era digital. Não só a maneira de se informarem, como os desmandos são os mesmos, porém os tempos são outros. Roberto Carvalho é O POVO! Hoje existe um grupo de Itaverava no Whatsapp, chamado Desperte Itaverava, feito por itaveravenses que querem mudança, que estão fartos desta ditadura capitalista imposta por esses politiquinhos que não sabem o que é política. A política é apaixonante quando feita pelo BEM COMUM o TODO!Eles não estão acostumados com isso, o que é EXCELENTE, pois desta forma, surgirá naturalmente o novo. É possível sim, acreditar em uma nova classe política, destes verdadeiros vereadores voluntários virtuais, espero que muitos em breve, estejam ocupando cadeiras em Câmaras e Prefeituras do nosso país. A Rede Social é DEMOCRÁTICA e escreve quem quiser e o que quiser, arcando com o que é de responsabilidade de cada escritor. Respeitar a vida pessoal de cada cidadão e INVESTIGAR, QUESTIONAR e COBRAR o que tiver que ser de um cidadão que está a serviço da população, isso é DIREITO. Pena que muitos misturam pessoal com o que é público e isso em todos os sentidos.

Fotos:Reprodução

FacebooktwitterFacebooktwitter

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *