23 de abril de 2024 14:14

Plano de Contingência é seguido à risca durante as chuvas em Congonhas

rio-congonhas
Prevista no Plano de Contingência, a medida de uso das escolas públicas para abrigar vítimas está sendo executada

Durante encontro na Romaria, o prefeito Zelinho agradeceu à coordenação da Defesa Civil Municipal, na tarde desta quinta-feira, 15, na Romaria, pelo esforço e bom desempenho de toda a equipe no socorro às vítimas das chuvas desde as últimas horas da terça-feira. Ainda em janeiro, foi elaborado o Plano de Contingência, que previa medidas que seriam aplicadas em casos como este. Neste período crítico de chuvas, um QG foi montado na sede da Secretaria Municipal de Obras, no Bebe-Água. Uma rede formada por setores públicos, empresas e entidades, fica sob coordenação da Defesa Civil Municipal. Esta reitera o pedido aos moradores que acreditem nos alertas emitidos por ela. Após prever volume de 50 mm para Congonhas nesta quinta, o Climatempo mantém a estimativa de dia sem chuva para esta sexta.

Prevista no Plano de Contingência, a medida de uso das escolas públicas para abrigar vítimas está sendo executada. Três pessoas de uma mesma família que ficaram desalojadas estão abrigadas na Escola M. Judith Augusta, no Dom Oscar; um senhor está na E. M. Oscar Weinschenck e duas famílias do Jardim Profeta, na E. M. João Narciso, no Joaquim Murtinho. Toda a população afetada é assistida ainda com serviços de saúde e assistência social.

Vistoria

Na noite dessa quarta-feira, 14, o prefeito Zelinho vistoriou, ao lado da Defesa Civil, áreas de risco na Vila São Vicente, Residencial, Jardim Profeta, Alvorada, Joaquim Murtinho e área central da cidade. Em entrevista ao programa Participovo da Rádio Congonhas (1020 khZ) nesta quinta, Zelinho afirmou: “A Defesa Civil está sendo competente, retirando os moradores e seus móveis das áreas alagadas. Hoje pela manhã, um muro caiu próximo ao cemitério da Basílica. O nível das águas dos rios Maranhão e Santo Antônio baixaram um pouco, mas pode voltar a subir, por causa do volume de chuva previsto pra hoje na região. Comerciantes do Centro e moradores destas áreas de risco precisam ficar atentos. Nossas equipes estão em alerta”.

defesa-civil
Equipe da Defesa Civil

O Governo Municipal também toma providências com relação aos empreendimentos imobiliários da CHB no Jardim Profeta e no Jardim Vila Andreza. “Vários moradores vizinhos a essas obras estão reclamando dos transtornos que elas provocam. Um morador do Jardim Vila Andreza nos comunicou no início da semana que a lama da obra da CHB havia invadido a casa dele. A Prefeitura irá fazer a drenagem do terreno e cobrar da empresa, porque o cidadão que é vizinho desses empreendimentos não pode ficar sofrendo como está”, enfatizou.

Dever de casa

O prefeito lembrou que a limpeza dos rios realizada pela Prefeitura durante todo o ano colaborou, como em 2015, para o escoamento das águas. E pediu para que as pessoas não joguem lixo nos rios. “Esta prática errada tem diminuído bastante com a colaboração da população. A Defesa Civil tem participado das reuniões das associações comunitárias para fazer este e outros alertas”.

Prestação de serviço

Zelinho aproveitou a entrevista para agradecer às rádios Congonhas AM (1020 mHZ), a Educativa FM (97.5 mHZ), à Colonial FM (104.7 mH) e Cidade FM (98.7 mHZ) e aos sites pelo trabalho de prestação de serviço à população neste período crítico de chuvas. A Secretaria Municipal de Comunicação e Eventos também cumpre seu papel no Plano de Contingência, emitindo notas à imprensa e autoridades o tempo todo e as veiculando em suas páginas www.congonhas.mg.gov.br e no Facebook.

Contatos da Defesa Civil

A Defesa Civil deve ser acionada pelos telefones 199, 9.8485-2052, 9.8469-0282 e 3731-4133 (este no horário comercial).

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade