Ouro Preto, cidade Patrimônio Cultura da Humanidade, que tem o maior conjunto barroco do mundo, mostra que não está apenas ligada ao passado

Ouro Preto credito Leo Homssi2

Ruas humanizadas aumentam charme de Ouro Preto

 

 

Fechadas aos fins de semana, rua São José e rua Getúlio Vargas oferecem arte, gastronomia, artesanato e feirinha para moradores e turistas

 

 

Em sintonia com o movimento das grandes cidades do planeta, Ouro Preto está promovendo a humanização de duas de suas principais ruas: a São José e a Getúlio Vargas. O uso humanizado do espaço público está levando os moradores para as ruas e fazendo a alegria dos turistas.

 

Aos sábados, das 10h às 19h, a rua Getúlio Vargas, fechada ao trânsito, apresenta o Mercado do Rosário. Sua principal característica são o mercado de arte, artesanato e outros objetos; há livros, roupas, acessórios e discos em vinil. O destaque dos domingos, quando é a rua São José que fica fechada para o trânsito das 10h às 18h,  é a gastronomia. Os restaurantes O Passo Pizzajazz, Toffolo, Hamburgueria Estrada Real, Chafariz, Café & Cia, O Sótão e Sabor de Minas vão para a rua, que fica ainda mais charmosa com as mesas nas calçadas. Também está presente a produção de doces artesanais Quitandas do Morro e a banda Barroco Jazz Band passeia pela rua tocando dixieland (jazz típico de Nova Orleans). O artesanato está presente com expositores individuais e também com as peças da Casa Alphonsus.

 

O fechamento das ruas São José e Getúlio Vargas ao trânsito nos fins de semana fazem parte de uma proposta de humanização do espaço público e de apropriação da cidade como lugar de encontro, de troca de informações, de vivenciar boas experiências. É uma excelente oportunidade para andar com calma, apreciar a bela arquitetura da cidade, bater um papo agradável com moradores ou turistas e, ainda, apreciar a produção da terra, seja em arte, gastronomia, artesanato ou objetos variados.

Fotos: Leo Homssi

Facebooktwittergoogle_plusFacebooktwittergoogle_plus

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *