Ouro Branco, Lafaiete e Congonhas estão entre as melhores cidades de Minas segundo estudo Sebrae Minas

Ouro Branco está entre as 25 melhores cidades de Minas pelo índice Sebrae/Reprodução

Ouro Branco, Lafaiete, Congonhas, São Brás do Suacuí, Entre Rios de Minas e Queluzito são as cidades que apresentaram as melhores colocações do Índice Sebrae de Desenvolvimento Econômico Local, o ISDEL. O indicador, criado pelo Sebrae Minas, faz uma análise de dados sobre as cinco dimensões responsáveis por promover o desenvolvimento econômico local.. Os dados já estão disponíveis para consulta no site do www.isdel-sebrae.com .

O ISDEL é uma das iniciativas do Sebrae Minas para estimular o desenvolvimento sustentável dos territórios por meio do fortalecimento da economia local. O índice tem o objetivo de reunir as informações necessárias para a construção de políticas governamentais e empresariais. São informações que possibilitam uma análise sobre as potencialidades e fragilidades dos territórios, o que pode ajudar na criação de políticas públicas mais assertivas focadas nas necessidades de cada cidade ou estado.

Lafaiete ocupa a 27ª posição em Minas/Reprodução

O ISDEL posiciona os territórios entre uma escala que varia de 0 a 1, onde estão os níveis mínimos e máximos de desenvolvimento. O índice analisa 30 indicadores, com base em fontes oficiais, divididos em cinco dimensões: Capital Empreendedor (educação, renda e densidade empresarial), Tecido Empresarial (relacionado à existência de elementos do tecido social, tecido empresarial, programas e ações associativistas), Governança para o Desenvolvimento (participação e controle social, articulação e gestão pública), Organização Produtiva (aglomerações e diversificação produtiva) e Inserção Competitiva (especialmente informações do comércio internacional).

Congonhas sempre ostentando bons índices, Congonhas ocupa a 35ª posição em Minas/Foto: Bruno Senna

O ISDEL não aponta se um território é melhor que o outro, mas sim, mostra em quais dimensões as cidades estão mais desenvolvidas e em outras que precisam de atenção para a formulação de políticas públicas mais efetivas”, afirma o gerente do Sebrae Minas.

No ranking das cidades mineiras mais bem posicionadas estão: Belo Horizonte (ISDEL 0,576), Contagem (0,488), Uberaba (0,472), Juiz de Fora (0,465), Varginha (0,458), Nova Lima (0,446), Sete Lagoas (0,445), São João del Rei (0,443), Divinópolis (0,441) e Pouso Alegre (0,436).

Campo das Vertentes

Entre as cidades do território das Vertentes, São João Del Rei ocupa a 8ª posição em Minas, seguida de Ouro Branco (23ª), Lafaiete (27ª), Congonhas (35ª) e Barbacena (65ª).

Confira os dados na tabela:

Facebooktwittergoogle_plusFacebooktwittergoogle_plus

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *