Ontem foi o dia que mais choveu em Lafaiete nos últimos 3 anos; previsão é de fortes chuvas nesta quinta feira

Dados pluviométricos da Defesa Civil de Lafaiete mostra que ontem choveu 110 mm em 3 horas com o pico foi de 63 mm em 1 hora. O temporal que caiu entre 18:30 até 20: 00 horas foi suficiente para inundar diversas ruas de Lafaiete. O volume chuvas foi equivalente ao esperado para todo o mês de fevereiro. Segundo a Defesa Civil, ontem foi o dia que mais choveu nos últimos 3 anos em Lafaiete.

Chuvas inundaram região do Camelô em Lafaiete

O Rio Bananeiras subiu cerca de 30 cm somente, pois em sua cabeceira em Buarque de Macedo foram registrados somente 4 mm, volume muito inferior ao que caiu na cidade de Lafaiete.

O levantamento da Defesa Civil mostra alagamentos no túnel, proximidades da Escola Monsenhor Horta (Progresso), Viaduto Padre Arnould (Carijós), trechos da Avenida Marechal, Avenida Telésforo Cândido de Rezende, Praça Getúlio Vargas (Camelódromo e Passagem Subterrânea) e Praça São Sebastião

Ocorrências

A água da chuva invadiu uma residência no bairro Progresso, uma senhora foi socorrida pela equipe dos Bombeiros, não houve ferimentos e passa bem. Vários lojistas na região central tiveram seus comércios atingidos pela invasão da água, porém até o momento não foi registrado nenhuma perda significativa. Queda de uma árvore no final da Marechal com início da Geraldo Marques.

Queda de parte de um muro (aprox. 10 metros) da MRS na Marechal, sendo que não houve danos humanos e materiais a terceiros. Os Engenheiros da MRS Sr. Adão, Sr. Paulo Sérgio e Sr. Wagner em ação conjunta com a Defesa Civil, agentes de trânsito e AMALPA retiraram os escombros e interditaram de forma preventiva um trecho de aproximadamente 500 metros do referido muro, até que seja feita uma avaliação criteriosa da estrutura do muro, com isso o local interditado não poderá ser utilizado como estacionamento visto que há sinalização indicativa no local.

Marechal Floriano foi interditada devido a queda de muro da MRS

Túnel

O alagamento da passagem subterrânea ocorreu pelo entupimento da tubulação de sucção devido ao excesso de lixo e material granulado que foi carreado das ruas. A tubulação foi desobstruída pela equipe da Prefeitura, permitindo que a bomba voltasse a succionar e recalcar a água para fora da passagem.

Previsões de chuva

O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta de chuva com intensidade de 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos que podem chegar de 40 km/h a 60 km/h para esta quinta feira em Lafaiete. Para os próximos dias até 25, a chuva perde intensidade, porém deverá permanecer nublado com temperatura entre 20ºC e 23ºC. A Defesa Civil ainda está fazendo vistorias em vários pontos da cidade e não há até o momento, feridos, desabrigados e desalojados.

Facebooktwittergoogle_plusFacebooktwittergoogle_plus

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *