25 de abril de 2024 09:25

Novo colorido e referência nacional: começa hoje a fase nacional do Festival de Teatro de Conselheiro Lafaiete

Terminou em um coro, unindo atores e o público, cantando o imortal samba “Liberdade! Liberdade! Abre as asas sobre nós”, o último dia da fase regional do XVIII Festival de Artes de Conselheiro Lafaiete (FACE).

Espetáculo, da Casa do Teatro, contou história de Minas através do Romanceiro da Inconfidência

O Teatro Municipal estava completamente lotado para assistir ao 46º espetáculo “Libertas”, da Casa do Teatro, cuja direção foi de Geraldo Lafayette. A peça literária é uma adaptação do teatrólogo do livro Romanceiro da Inconfidência, da poetisa Cecília Meireles.

A peça conta a história de Minas desde a colonização até o levante da Inconfidência Mineira e o sonho de liberdade dos mineiros. O texto evoca escravidão, a exploração do ouro e dos diamantes e o destinos dos inconfidentes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, Tomás Antônio Gonzaga, sua noiva e amada Marília de Dirceu bem como de outras figuras históricas implicadas no acontecimento. A Casa do Teatro teatralizou dando imagens à poesia escrita.

Fase nacional

O hoje inicia a tão aguarda fase nacional na qual chegam a Lafaiete mais de 40 grupos reunindo centenas de atores e diretores de diversas partes do Brasil para a apresentação de mais de 60 espetáculos. A cidade se transforma em uma referência nacional do teatro amador.

Público, que lotou o Teatro Municipal, vibrou e participou do espetáculo

Às 17:00 horas acontece a abertura oficial do XVIII FACE com uma solenidade em homenagem ao patrono do evento, o teatrólogo Carlão de Souza, em frente a prefeitura. Ao longo do dia, o público pode aproveitar para assistir a diversas peças. Às 22:00 horas, acontece o show da banda CARPIAH na praça Tiradentes.

Lafaiete viverá até domingo uma ebulição cultural de cores, gêneros expressando a diversidade artística em uma grande celebração dionisíaca.  A agenda cultural da cidade está repleta de atrações dos mais variados gostos. Vamos ao teatro!

Programação:

SOMOS DE CIRCO

    • Grupo: Correia & VMC produções

      Diretor: Vagner Cotrim

      Cidade: Colina – SP

      Personagens  circenses de vários períodos da história dos espetáculos se reúnem para uma última apresentação.

      Horário: 15:00

      Local: Centro Cultural

    • Gênero: Infantil
    • ESQUIRIMBIMBUMGrupo: Asa do Invento

      Diretor: Nazza Amaral

      Cidade: Governador Valadares – MG

      “Já pensou se no dia do seu aniversário seus melhores amigos se esquecerem de te parabenizar.  Esse é o foco principal da comédia clownesnca “”Esquirimbimbum”” . A peça acontece aí, quando alguém se decepciona com os amigos que nem se lembram da data tão especial para ele, dá-se inicio a uma serie de confusões e trapalhadas.”

      Horário: 16:00 h

    • Local: Pátio do Solar
    • Gênero: Infantil
    • A REVOLUÇÃO DAS MULHERES

    Grupo: Dragoninos

    Diretor: Juliana De Conti

    Cidade:  Mariana – MG

    As mulheres de Atenas decidem tomar conta do poder. Cansadas da incapacidade dos homens no governo, elas se vestem de homens para compor a polis e passam o poder de governar para as mulheres.  Impõem uma nova Constituição, com base no fundo comum de bens. Esses ideais socialistas e feministas incorporam a comédia de Aristófanes escrita há 400 anos antes de Cristo.

    Horário: 19;00 h

  • Local: Teatro Municipal
  • Gênero: Comédia 

    FLOR DE MAIO

Grupo: Flor de Maio

Diretor: Bárbara de Fátima Silva

Cidade:  Itabirito – MG

“Você conhece a tradição da Flor de Maio?

Ainda não? Então venha conhecer.

O Espetáculo Teatral Flor de Maio conta a história dessa tradição Itabiritense.  Nesta pacata cidade do interior, os moradores acreditam que se colocarem flores de maio na janela do dia 30 para 1º de maio receberão uma visita especial de Maria que abençoará sua casa e família.

Horário: 20:00 h

Local: Rua Carijós (atrás da escola Domingos Bebiano)

Gênero: Espetáculo de Rua

 

DEPOIS DO FIM

Grupo: Cia. Persona

Diretor: Marco Túlio Loschi

Cidade: Barbacena – MG

A peça interpretada por 2 atores e com 7 personagens em cena é uma busca constante de respostas atemporais. Por meio de um jogo cênico os atores transitam entre os personagens que tecem essa história: Morte, Vida, Esperança, Medo, Tempo, Paulo e Raul os personagens da trama são complementares entre si e se dependem para manter o equilíbrio. Depois do fim é um drama que emociona, questiona e, sobretudo, faz refletir.

Horário: 21;00h

Local: Centro Cultural

Gênero: Drama

Mais Notícias

Receba notícias em seu celular

Publicidade