Música e arte: Projeto Dandô retorna a Belo Vale

Manu Saggioro, de Bauru, SP, mistura sons do Brasil e do mundo no show “CLARÕES”.  Com sonoridades que vão da música caipira ao rock, passando pelo jazz. A MPB de Manu Saggioro traz, ainda, influências latinas, regionais e do blues. Direção artística de Ceumar.
Manu Saggioro  |facebook @manusaggioromusic/ | instagram @manu_saggioro
|www.manusaggioro.com | twitter @ManuSaggioro

MANU SAGGIORO

Manu Saggioro/ Luci Ana Franzolin

Brasileira, paulista da cidade de Jaú, Manu Saggioro escolhe Bauru como sua cidade natal. Ainda menina, Manu foi apresentada à arte dos anos 70 e uma intensa paixão a arrebatou. A admiração pelo movimento da contracultura germinou uma musicista que se apresentou pela primeira vez aos 17 anos em um festival escolar. Manu descobre, então, ser a música o caminho pelo qual construiria e afinaria a melhor forma de expressar sua existência.

Nessa construção diferentes estradas foram trilhadas. Algumas literais. Em 2001, percorre 12 estados brasileiros, ao longo de quatro meses, de carona e com o violão nas costas. Viaja pelos sertões e litorais do Norte e Nordeste brasileiro, visita comunidades quilombolas, extrativistas, conhece a raiz do baião, da embolada, o côco, a umbigada, o tambor de criola, as serestas, as romarias, as folias, o pífano, a rabeca, a alfaia, os repentistas, os poetas e os improvisadores do sertão. E segue tocando e trocando.

Em 2006, visita nove países europeus com a intenção de experimentar outros sabores musicais. Dessa viagem surgiu um convite oficial para que retornasse a Europa dois anos depois e participasse do Jazzin’Albarracín – festival de Jazz na cidade histórica Albarracín, no centro da Espanha, onde tocou nos palcos ao lado de grandes nomes do jazz da África do Sul, da Bélgica, da Austrália, da França, da Holanda e da República Tcheca.

ANFITRIÕES: MÚSICO CARLOS GUERRA – PROJETO ‘SEMEANDO MUSICALIDADE’ – APHAA-BV

Toda essa bagagem empírica é estruturada em uma formação acadêmica. Em 2009, Manu conclui sua graduação em música no instrumento guitarra. Essas variadas experiências produziram uma artista ímpar capaz de transitar, com igual afinação e paixão, entre o mais clássico rock’nroll e o universo caipira da música de raiz. São nessas claves que Manu Saggioro compõe seu trabalho musical. E são nesses tons que se encaixa “Clarões”. Com direção artística de Ceumar, “Clarões” traz composições inéditas de Tetê Espíndola, Tavinho Limma, Levi Ramiro, Osvaldo Borgez, Tata Fernandes, Déa Trancoso e da própria Manu (solo ou em parcerias com Manoel Carlos Rubira e Ceumar).

Divulgação: Tarcísio Martins

ENTRADA FRANCA

  • BELO VALE, MG – PROJETO DANDÔ RETORNA À CIDADE
  • DANDÔ – CIRCUITO DE MÚSICA DÉRCIO MARQUES
  • SHOW: “CLARÕES” – MANU SAGGIORO
  • DIA 17.05 – SEXTA-FEIRA – ÀS 20:00 H – CENTRO CULTURAL APHAA-BV
  • ANFITRIÕES: MÚSICO CARLOS GUERRA – PROJETO ‘SEMEANDO MUSICALIDADE’ – APHAA-BV
Facebooktwittergoogle_plusFacebooktwittergoogle_plus

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *